Questões de Concurso Público Transpetro 2023 para Profissional Transpetro de Nível Superior - Junior: Ênfase 20: Engenharia de Segurança

Foram encontradas 49 questões

Q2326915 Segurança e Saúde no Trabalho
A NR 1 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais determina que as organizações devem prestar informações de segurança e saúde no trabalho em formato digital.
De acordo com essa norma, os documentos previstos nas normas regulamentadoras podem ser emitidos e armazenados em meio digital com certificado digital emitido no âmbito da(o)
Alternativas
Q2326916 Segurança e Saúde no Trabalho
A NR 3 – Embargo e Interdição – estabelece as diretrizes para caracterização do grave e iminente risco e os requisitos técnicos objetivos de embargo e interdição.
Tal norma determina que são passíveis de embargo ou interdição a obra, a atividade, a máquina ou equipamento, o setor de serviço, o estabelecimento, com a brevidade que a ocorrência exigir, sempre que o auditor fiscal do trabalho constatar a existência de excesso de risco 
Alternativas
Q2326917 Segurança e Saúde no Trabalho
Uma empresa possui dez estabelecimentos, todos localizados em uma única unidade da federação, sendo dois na capital e os demais distribuídos em municípios distintos. Essa empresa ainda não tem Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Nenhum de seus estabelecimentos, individualmente, se enquadra no dimensionamento existente no quadro do Anexo II da NR 4 – Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho –, porém o somatório de trabalhadores de todos os estabelecimentos alcança os limites previstos nesse quadro.
Considerando-se a situação apresentada, e dado que a empresa optou por estabelecer o SESMT e não pretende compartilhá-lo, qual das modalidades de constituição desse serviço, previstas na NR 4, é a mais apropriada? 
Alternativas
Q2326918 Segurança e Saúde no Trabalho
Em uma fábrica, ocorreram três acidentes do trabalho em abril de 2023, somando 300.000 horas-homem de exposição ao risco. O primeiro foi um acidente de trajeto e ocasionou 10 dias perdidos; o segundo, 310 dias perdidos e 200 dias debitados (lesão com perda do dedo mínimo); e o último, 80 dias perdidos com 600 dias debitados (lesão com perda do polegar).
Nesse contexto, considere a fórmula para o cálculo da taxa de gravidade (G), apresentada abaixo.

Imagem associada para resolução da questão



onde: G é a taxa de gravidade; T é o tempo computado; H representa as horas-homem de exposição ao risco.
Para calcular a taxa de gravidade (G), na situação hipotética apresentada, qual a quantidade de dias, representando o tempo computado (T), que deverá ser inserida nessa fórmula?
Alternativas
Q2326919 Segurança e Saúde no Trabalho
Um engenheiro de segurança do trabalho inspecionou as condições de trabalho em uma instalação de fabricação de vidro, com foco especial na atividade que expõe os trabalhadores ao calor. Durante a avaliação, ele constatou que um trabalhador passava 20 minutos em proximidade do forno e, no restante do tempo, ficava sentado realizando anotações a certa distância do mesmo forno. Quando esse trabalhador estava trabalhando próximo ao forno, as medições apresentaram o seguinte resultado: 

• temperatura de bulbo úmido natural = 30°C; • temperatura de bulbo seco = 31°C e • temperatura de globo = 34°C. 

Já quando ele estava sentado, fazendo anotações, os resultados das medições foram:

 temperatura de bulbo úmido natural = 23°C; • temperatura de bulbo seco = 24°C e • temperatura de globo = 26°C.

Sabendo-se que o ambiente no qual foi feita a inspeção não tem carga solar, qual é o valor, em °C, do Índice Bulbo Úmido Termômetro Globo (IBUTG) dessa atividade? 
Alternativas
Q2326920 Segurança e Saúde no Trabalho
Em uma organização, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) tomou posse dia 1º de março de 2023. Em 20 de agosto do mesmo ano, o presidente da CIPA constatou que, em consequência das vacâncias definitivas de alguns membros, não existiam mais suplentes.
Considerando-se esse cenário e a NR 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio – CIPA, essa organização deve realizar eleição extraordinária para suprir a vacância, que somente será considerada válida com a participação, no mínimo, de 
Alternativas
Q2326921 Segurança e Saúde no Trabalho
O Programa de Proteção Respiratória (PPR) define que Fator de Proteção Atribuído (FPA) é o nível mínimo de proteção respiratória que se espera alcançar no local de trabalho para uma porcentagem especificada de usuários treinados, proporcionado por um respirador apropriado (ou classe de respirador) em bom estado e ajustado corretamente no rosto, usado durante todo o tempo que o usuário permanece na área contaminada.
Independentemente da classe do filtro para partículas, o FPA de um respirador purificador não motorizado com peça um quarto facial é  
Alternativas
Q2326922 Segurança e Saúde no Trabalho
Segundo a NR 11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais –, quando não for possível o emprego de processo mecanizado de empilhamento, admite-se o processo manual, mediante a utilização de escada removível de madeira.
Dentre outras características, essa escada deverá ter
Alternativas
Q2326923 Segurança e Saúde no Trabalho
A prevenção e o combate ao incêndio são de extrema importância em diversas esferas da sociedade, pois visam proteger vidas, propriedades, o meio ambiente e o patrimônio cultural.
A NR 23 – Proteção Contra Incêndios – estabelece que os locais de trabalho devem manter
Alternativas
Q2326924 Segurança e Saúde no Trabalho
O trabalho em altura compreende atividades realizadas em locais elevados, onde os trabalhadores se encontram expostos a riscos significativos. A segurança, nesse contexto, assume um papel fundamental na prevenção de acidentes graves e na criação de um ambiente de trabalho protegido. De acordo com a NR 35 – Trabalho em altura –, o talabarte é o dispositivo de conexão de um sistema de segurança, regulável ou não, para sustentar, posicionar e/ou limitar a movimentação do trabalhador.
O talabarte, exceto quando especificado pelo fabricante e considerando suas limitações de uso, NÃO pode ser utilizado
Alternativas
Q2326925 Segurança e Saúde no Trabalho
Segundo a NR 10 – Segurança nas Instalações e Serviços em Eletricidade –, há documentos que são obrigatórios no Prontuário das Instalações Elétricas das empresas que operam nas instalações ou equipamentos integrantes do Sistema Elétrico de Potência (SEP), mas não são obrigatórios no prontuário dos estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW.
Tais documentos são os seguintes:
Alternativas
Q2326926 Segurança e Saúde no Trabalho
A manutenção de máquinas e equipamentos é uma prática fundamental para a garantia da integridade física dos trabalhadores no ambiente laboral.
Segundo a NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos –, a manutenção preditiva é aquela que
Alternativas
Q2326927 Segurança e Saúde no Trabalho
Um auditor fiscal do trabalho, ao inspecionar uma caldeira a vapor de uma indústria de pequeno porte, identificou uma situação de grave e iminente risco. Essa caracterização foi fundamentada na NR 13 – Caldeira e Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques Metálicos de Armazenamento.
De acordo com essa norma, em uma caldeira a vapor, é exemplo de situação que constitui condição de grave e iminente risco
Alternativas
Q2326928 Segurança e Saúde no Trabalho
A Norma de Higiene Ocupacional 11 (NHO 11) da FUNDACENTRO trata da avaliação dos níveis de iluminamento em ambientes internos de trabalho. De acordo com essa norma, quando se trata da medição da iluminância média sobre um plano horizontal em áreas retangulares, exceto nos casos em que a iluminância deva ser medida ao nível do piso, a superfície da fotocélula deve estar posicionada a uma certa distância em relação ao piso.
Considerando-se que os instrumentos de medição utilizados atendam aos requisitos dessa norma, essa distância, em cm, é igual a
Alternativas
Q2326929 Segurança e Saúde no Trabalho
Risco químico se refere a perigos à saúde decorrentes da exposição a substâncias químicas perigosas no trabalho, incluindo toxicidade, irritação e riscos de incêndio. A gestão de riscos químicos envolve medidas de segurança para proteger a saúde dos trabalhadores. A esse respeito, o tetracloreto de carbono e o etano, normalmente encontrados na forma gasosa em condições de temperatura ambiente e pressão padrão, têm o potencial de ser hepatotóxicos, ou seja, capazes de causar danos ao fígado.
Em relação à hepatotoxicidade, quando essas duas substâncias interagem quimicamente produzem um efeito de 
Alternativas
Q2326930 Segurança e Saúde no Trabalho
Uma nova fábrica está sendo construída, e o gerente industrial planeja iniciar sua produção com apenas quatro equipamentos. Cada equipamento em funcionamento produz um nível de pressão sonora de 70 dB (informações do fabricante), e a estratégia de produção dessa fábrica consiste em operar com dois equipamentos no primeiro turno (das 6 às 14h) e com os quatro equipamentos no segundo turno (das 14h às 22h).
Antes de adquirir os equipamentos, o gerente industrial solicitou ao engenheiro de segurança do trabalho que realizasse cálculos para estimar os níveis de pressão sonora (NPS) durante o primeiro e o segundo turno, a fim de verificar se haveria a possibilidade de ultrapassar o limite de tolerância ao ruído.
Após uma análise detalhada, o engenheiro de segurança do trabalho verificou que, durante o primeiro turno, as máquinas produziriam, aproximadamente,
Alternativas
Q2326931 Segurança e Saúde no Trabalho
A NR 17 – Ergonomia – visa estabelecer as diretrizes e os requisitos que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente no trabalho.
Segundo essa norma, devem integrar o inventário de riscos do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) os seguintes documentos relativos aos riscos ergonômicos: 
Alternativas
Q2326932 Segurança e Saúde no Trabalho
No ano passado, em uma fábrica, houve três acidentes, em ocasiões distintas, que resultaram no falecimento dos trabalhadores envolvidos, conforme descrito abaixo: 

• o trabalhador P veio a óbito imediatamente após o acidente;
• o trabalhador Q foi levado ao hospital, mas faleceu poucas horas depois; e
• o trabalhador R sobreviveu inicialmente, mas veio a óbito uma semana depois, devido às complicações decorrentes do acidente.

Sabe-se que os acidentes do trabalho devem ser comunicados à Previdência Social por meio da Comunicação do Acidente do Trabalho (CAT).
Considerando-se as informações apresentadas, essa fábrica deve emitir, até o primeiro dia útil seguinte ao do acidente, em relação ao trabalhador
Alternativas
Q2326933 Segurança e Saúde no Trabalho
Os incêndios são altamente destruidores e provocam danos ambientais nas propriedades e morte de várias pessoas. Para evitá-los, segundo a NR 23 – Proteção Contra Incêndios –, toda organização deve adotar medidas de prevenção contra incêndios.
Essas medidas de prevenção devem estar em conformidade com a legislação
Alternativas
Q2326934 Segurança e Saúde no Trabalho
De acordo com a NR 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados –, considera-se espaço confinado qualquer área (ou ambiente) que atenda
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: C
5: B
6: C
7: C
8: E
9: D
10: C
11: A
12: C
13: C
14: C
15: D
16: E
17: A
18: B
19: B
20: D