Questões de Concurso Público Transpetro 2023 para Profissional Transpetro de Nível Superior - Junior: Ênfase: 3: Análise Ambiental

Foram encontradas 8 questões

Q2325320 Engenharia Ambiental e Sanitária
A Bioengenharia, no campo da Engenharia Ambiental, desempenha um papel importante na restauração de ecossistemas, na gestão de recursos naturais e na busca por soluções sustentáveis para os desafios ambientais.
Nesse contexto, as espécies restritas a uma área particular por razões históricas, ecológicas ou fisiológicas são denominadas 
Alternativas
Q2325321 Engenharia Ambiental e Sanitária
Qual é o nome do equipamento utilizado para o controle de emissões de poluentes na atmosfera, que atua na remoção de pequenas partículas, por meio de um processo de ionização, seguido de remoção pelo uso de um campo elétrico na região de passagem?
Alternativas
Q2325330 Engenharia Ambiental e Sanitária
Para reduzir o acúmulo de lixo e o desperdício de materiais de valor econômico, a política dos 3Rs (Redução, Reutilização e Reciclagem) é amplamente adotada em todo o mundo.
Um exemplo de reutilização é a
Alternativas
Q2325335 Engenharia Ambiental e Sanitária
A concentração por gases pode ser medida tanto em partes por milhão (ppm), quanto por uma relação baseada em volume, como em microgramas por metro cúbico. Considere que, no monitoramento ambiental de uma área onde está ocorrendo a combustão de um derivado de petróleo, o gás produzido contém dióxido de carbono (CO2 ) a uma concentração de 80% por volume. O gás está a 25°C e uma atmosfera. Sabe-se que 1% por volume é 10.000 ppm, e que as massas atômicas do carbono e do oxigênio são, respectivamente, 12 e 16.
A concentração de CO2 nesse gás, em µg/m3 , é de  
Alternativas
Q2325340 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em sistemas de abastecimento de água, é comum uma rede de distribuição ser abastecida por um reservatório de montante e por um reservatório de jusante, também chamado reservatório de sobra. No sistema da Figura abaixo, considere que as perdas de carga concentradas e as cargas cinéticas são desprezíveis.


Imagem associada para resolução da questão


Na Figura, R1 é o reservatório de montante, e R2 é o reservatório de sobra. No ponto B da adutora ABC, há uma derivação para a rede de distribuição de água da cidade. A linha que parte do nível de água Z1 do reservatório R1 e chega ao nível de água Z2 do reservatório R2 é a linha de carga (que coincide com a linha piezométrica), para a situação em que a rede está consumindo a vazão QB.
Sabendo-se que a vazão que sai do reservatório R1 (QA) é igual a 0,03 m3 /s, e que o comprimento L1 do trecho AB é o dobro do comprimento L2 do trecho BC, para a situação mostrada na Figura verica-se que a vazão derivada para rede QB é igual a

Alternativas
Q2325342 Engenharia Ambiental e Sanitária
Dentre as variadas tecnologias de tratamento e destinação de resíduos sólidos, destaca-se a compostagem. Essa técnica consiste no processo de decomposição biológica controlada dos resíduos orgânicos, efetuado por uma população diversificada de organismos, em condições aeróbias e termofílicas, resultando em material estabilizado, com propriedades e características completamente diferentes daquelas que lhe deram origem. Relacione os componentes da compostagem com suas respectivas definições apresentadas a seguir.

I - Composto II - Higienização III - Lixiviado IV - Chorume

P - Processo de tratamento de redução de patógenos.
Q - Produto estabilizado, oriundo do processo de compostagem.
R - Líquido resultante da infiltração e escorrimento de águas pluviais.
S - Bactérias, protozoários, fungos, vírus, helmintos, capazes de provocar doenças ao hospedeiro.
T - Líquido proveniente da umidade natural e da decomposição anaeróbia de resíduos orgânicos. 


As associações corretas são:
Alternativas
Q2325343 Engenharia Ambiental e Sanitária
Existem várias tecnologias empregadas para reabilitação de solos e águas subterrâneas contaminadas. Essas tecnologias são escolhidas com base no tipo e na extensão da contaminação.
Como se denomina o processo em que microrganismos são responsáveis por reduzir ou transformar, em produtos menos tóxicos, os poluentes de áreas contaminadas? 
Alternativas
Q2325346 Engenharia Ambiental e Sanitária
Segundo a Portaria do Ministério da Saúde no 888/2021, que trata dos padrões de potabilidade, é obrigatória a manutenção de, no mínimo, 0,2 mg/L de cloro residual livre; ou 2 mg/L de cloro residual combinado; ou de 0,2 mg/L de dióxido de cloro em toda a extensão do sistema de distribuição (reservatório e rede) e nos pontos de consumo. Suponha uma instalação de tratamento de água que produza uma vazão de 0,25 m3 /s e utilize 12,5 kg/d de cloro para desinfecção. A demanda diária de cloro é a dose necessária para atingir o nível desejado de cloro residual combinado no ponto de quebra. Nessa estação, a demanda diária de cloro é de 0,3 mg/L.
Logo, a produção diária de cloro residual livre dessa estação, em mg/L, é de  
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: A
5: E
6: B
7: C
8: B