Questões de Concurso Público BNDES 2024 para Analista - Administração (Manhã)

Foram encontradas 3 questões

Q3040205 Matemática Financeira
Uma empresa vendeu, em agosto de 2024, um total de 600 mil reais, que serão pagos a prazo da seguinte maneira: 100 mil reais daqui a exatos 30 dias (set/2024), 200 mil reais a exatos 60 dias (out/2024) e 300 mil reais para daqui a 90 dias (nov/2024). Se a empresa optar por antecipar o recebimento de todos os valores apresentados em cada mês para agosto de 2024, receberá ao todo a quantia de 544 mil reais, decorrente de um desconto comercial (ou bancário ou “por fora”) cobrado pela instituição financeira que oferece a antecipação. Sendo assim, a taxa de desconto mensal praticada pela instituição financeira nessa antecipação de recebíveis é de
Alternativas
Q3040212 Matemática Financeira
A técnica de análise de projetos denominada período de payback tem restrições em sua utilização. Uma de suas restrições refere-se ao fato de não levar em consideração fluxos de caixa 
Alternativas
Q3040220 Matemática Financeira
Uma das questões mais complexas relacionadas ao sistema financeiro está associada aos fatores determinantes das taxas de juros nas economias capitalistas. Na atualidade, a maioria dos Bancos Centrais consegue exercer o controle sobre a taxa básica de juros de curto prazo, que é considerada a taxa de política monetária (policy-rate), mas não necessariamente sobre as taxas de juros de mercado, notadamente as de longo prazo. No trecho seguinte, John Maynard Keynes, um dos formuladores da teoria da taxa de juros, faz um comentário crítico a respeito do tema.
A teoria ortodoxa da taxa de juros pertence, na verdade, a um estágio de pressupostos de abstrações econômicas diferentes do que atualmente estamos utilizando. Isto porque [segundo Keynes] a taxa de juros e a eficiência marginal do capital referem-se particularmente ao caráter indefinido de expectativas reais; elas resumem o efeito, sobre as decisões de mercado dos homens, de todo tipo de dúvidas vagas e de flutuantes estados de confiança e coragem. Ou seja, elas pertencem a um estágio de nossa teoria no qual não estamos mais supondo um futuro definido e calculável. A teoria ortodoxa, por outro lado, refere-se a um mundo simplificado, em que sempre existe pleno-emprego e do qual a dúvida e as flutuações de confiança são excluídas, não havendo ocasião para manter saldos inativos, e no qual os preços devem constantemente estar num nível que, apenas para satisfazer o motivo transacional e sem deixar a qualquer excedente ser absorvido pelos motivos de precaução e de especulação, faz com que o estoque total de moeda valha uma taxa de juros idêntica à eficiência marginal do capital correspondente ao pleno-emprego.
KEYNES, J. M. A teoria da taxa de juros. In: SZMRECSÁNYI, T. (org.). John Maynard Keynes, Economia. Artigos selecionados de John Maynard Keynes. São Paulo: Ática, 1978. p.160-166. Adaptado.
De acordo com a teoria proposta por Keynes, as taxas de juros de mercado são fortemente condicionadas pelo(a) 
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D