Questões de Concurso Público Caixa 2024 para Médico do Trabalho - Rio Grande do Sul

Foram encontradas 10 questões

Q3048872 Medicina
O infarto agudo do miocárdio (IAM) é a necrose miocárdica resultante de obstrução aguda de uma artéria coronária.

Com base na sua extensão, sabe-se que o infarto do miocárdio
Alternativas
Q3048873 Medicina
A incidência, a morbidade hospitalar e a mortalidade são medidas de controle para a vigilância epidemiológica que permitem analisar a ocorrência, a distribuição e a evolução das doenças.

Com relação à incidência de câncer no Brasil, excetuando o câncer de pele não melanoma, sabe-se que o câncer de
Alternativas
Q3048874 Medicina
A etiologia da otite média aguda pode ser viral ou bacteriana. As infecções virais são quase sempre complicadas por infecção bacteriana secundária.

Com relação aos aspectos clínicos e epidemiológicos, constata-se o seguinte:
Alternativas
Q3048875 Medicina
O Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, está introduzindo o rastreio com testes point-of-care (ou seja, com resultado na mesma hora e no mesmo local do atendimento) como estratégia para reduzir a mortalidade por aids no país, no intuito de intensificar a política de tratamento da aids na presença de imunossupressão grave.

O esquema preferencial inicial para o tratamento, segundo o PCDT 2024, deve conter Lamivudina, Tenofovir e
Alternativas
Q3048876 Medicina
A dengue é endêmica no Brasil, com a ocorrência de casos durante todo o ano, apresentando padrão sazonal, quando são observados o aumento do número de casos e um risco maior para epidemias, principalmente, em períodos chuvosos.

Para classificar a dengue no grupo C, segundo a classificação de risco e manejo do paciente, são necessários os seguintes sinais e sintomas:
Alternativas
Q3048877 Medicina
A hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada por um bacilo que acomete a pele e os nervos periféricos. Apresenta maior prevalência em populações que vivem em condições de vulnerabilidade social, e a detecção precoce da doença pode prevenir incapacidades físicas. A taxa de detecção geral de casos novos de hanseníase (por 100.000 habitantes) mede a magnitude e a tendência da endemia.

Dentre as regiões do Brasil onde ocorrem as maiores taxas de detecção que configuram parâmetros hiperendêmicos, em ordem decrescente, estão
Alternativas
Q3048879 Medicina
Segundo informações gov.br, em 2022, o total de pessoas com 65 anos ou mais no Brasil (22.169.101) chegou a 10,9% da população, com alta de 57,4% frente a 2010, quando esse contingente era de 14.081.477, ou 7,4% da população. É o que revelam os resultados do universo da população do Brasil desagregada por idade e sexo, do Censo Demográfico 2022. O envelhecimento populacional traz consigo uma carga de riscos inerentes à idade.

Em relação às fraturas de colo do fêmur desviadas, o tratamento proposto para manter as atividades autônomas e instrumentais de vida diária é
Alternativas
Q3048880 Medicina
Em 31/08/2022, o Ministério da Saúde publicou que, segundo a pesquisa nacional, mulheres e crianças são os públicos com a maior prevalência para a anemia ferropriva, com a seguinte chamada: “Anemia ferropriva: deficiência de ferro é um dos fatores que podem estar associados à mortalidade materna”.

Sobre a anemia ferropriva, o diagnóstico laboratorial pauta-se em
Alternativas
Q3048894 Medicina
A cronobiologia é uma disciplina científica que se caracteriza como um ramo da ciência que estuda a organização temporal dos seres vivos. Nesse contexto, “o relógio das doenças” e “o relógio das funções fisiológicas” determinam alterações das manifestações de agravos ou das funções fisiológicas do cotidiano. Assim sendo, determinadas doenças apresentam horário preferencial de manifestação.

Que quadro nosológico se manifesta ou se agrava com maior frequência entre 8 e 9 horas da manhã?
Alternativas
Q3048895 Medicina
Os profissionais que trabalham em Unidades Básicas de Saúde estão expostos a riscos ambientais que podem, de acordo com o seu agente etiológico, ser classificados em físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e psicológicos, além dos riscos mecânicos e ambientais e, mais recentemente, os riscos legais.

As seguintes circunstâncias representam riscos gerados por agentes físicos para a equipe de saúde:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: A
5: C
6: D
7: E
8: A
9: A
10: E