Questões de Concurso Público CNU 2024 para Bloco 8 - 4° Simulado

Foram encontradas 6 questões

Q2451891 Geografia
[Questão inédita] Especialistas do mundo inteiro se reuniram no Brasil para apresentar saídas para problemas de grandes centros urbanos, que abrigam mais da metade da população mundial e impõem desafios a gestores em todo o mundo. Os projetos apresentados incluem semáforos inteligentes, que monitoram o fluxo dos veículos e calculam o tempo necessário para escoar o tráfego, e medidores inteligentes de energia, que permitem coletar informações sobre o consumo remotamente, sem a necessidade de deslocar profissionais para fazer a leitura. Por enquanto, porém, o Brasil ainda precisa se ocupar de problemas mais prosaicos, como a falta de saneamento básico.

Disponível em: <https://www.opovo.com.br>. Acesso em: 25 jun. 2018. (adaptado)


Ao comparar a situação de outros países em relação aos problemas urbanos, o texto aponta que o Brasil
Alternativas
Q2451892 Geografia
[Questão inédita]


Imagem associada para resolução da questão



Dados arredondados. Disponível em: <http://www2.aneel.gov.br>. Acesso em: 26 set. 2018.


Um problema diretamente associado à configuração da matriz elétrica do Brasil, apresentada no gráfico, é o(a)
Alternativas
Q2451894 Geografia
[Questão inédita] O IBGE destacou que pouco mais da metade da população brasileira (57% ou 118,9 milhões de habitantes) vive em apenas 5,7% dos municípios (317), que são aqueles com mais de 100 mil habitantes. De acordo com as estimativas do IBGE, juntas, as 27 capitais abrigam 49,7 milhões de habitantes, o que representa 23,8% da população do país. São Paulo é a mais populosa, com 12,2 milhões de habitantes, e a com menor número de habitantes é Palmas (TO), com 292 mil pessoas. Apenas 3 estados, todos no Norte, têm menos de 1 milhão de habitantes.


Disponível em: <https://g1.globo.com>. Acesso em: 17 dez. 2018. 


A concentração populacional exposta no texto está associada diretamente ao(à)
Alternativas
Q2451898 Geografia
[Questão inédita] Grilagem é a ocupação irregular de terras, a partir de fraude e falsificação de títulos de propriedade. O termo tem origem no antigo artifício de se colocar documentos novos em uma caixa com grilos, fazendo com que os papéis ficassem amarelados (em função dos dejetos dos insetos) e roídos, conferindo-lhes, assim, aspecto mais antigo, semelhante a um documento original.
Disponível em:<http://www.incra.gov.br> .


Comum no meio rural brasileiro, a prática ilegal descrita no texto é responsável pelo aumento do(a)
Alternativas
Q2451900 Geografia
[Questão inédita] 

TEXTO I

A aceleração dos processos de alteração do clima atinge diretamente os recursos naturais, que são a matéria-prima para a geração de energia elétrica. Com a ratificação do Acordo de Paris, o Brasil possui o compromisso de “expandir o uso doméstico de fontes de energia não fóssil, aumentando a parcela de energias renováveis (além da energia hídrica) no fornecimento de energia elétrica para ao menos 23% até 2030, inclusive pelo aumento da participação de eólica, biomassa e solar”.

Disponível em: <https://www.cebds.org>. Acesso em: 21 nov. 2018. (adaptado)



TEXTO II

As usinas eólicas do Brasil atingiram um recorde no último domingo, quando produziram por algumas horas energia suficiente para atender praticamente toda a demanda da Região Nordeste, disse a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica). O país possui cerca de 8% da capacidade instalada total, em que predominam as usinas hidrelétricas.

Disponível em:<https://www.terra.com.br> . Acesso em: 30 ago. 2018. (adaptado)


Os textos apontam que a participação das usinas eólicas na matriz energética brasileira
Alternativas
Q2451905 Geografia

[Questão inédita] Analise atentamente a dinâmica da estrutura etária da população brasileira nos gráficos. 



Imagem associada para resolução da questão



Sobre a evolução prevista pelo IBGE, nos gráficos anteriores, é correto afirmar que

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: E
4: C
5: E
6: B