Questões de Concurso Público UNEMAT 2024 para Assistente Social

Foram encontradas 25 questões

Q2388122 Serviço Social
A construção de uma educação emancipadora deve ultrapassar as possibilidades de uma educação cidadã nos limites da atual política educacional, sob a hegemonia do capital. Para isso, é necessário a ressignificação da cidadania nos processos de ampliação dos direitos sociais, de sedimentação de políticas sociais implementadas pelo Estado como resposta às lutas da classe trabalhadora pela sua efetiva emancipação e transformação social.
Desse modo, essa ultrapassagem implica
Alternativas
Q2388123 Serviço Social
As transformações societárias contemporâneas repercutiram no mercado de trabalho do assistente social, colocando outras exigências de qualificação. Nesse processo, são identificados desvios na construção de novos pilares para o exercício profissional. Um desses desvios se refere ao aperfeiçoamento prático-operativo e à primazia da eficiência dos meios e instrumentos, como uma condição que, supostamente, assegura uma inserção qualificada do assistente social no mercado de trabalho, mas isola e reifica o seu saber-fazer.
Esse aspecto corresponde à dimensão do
Alternativas
Q2388124 Serviço Social
No final do século passado, a crise capitalista internacional fez emergir o projeto neoliberal para a restauração das bases de sustentação do capitalismo. Tal projeto transferiu riquezas públicas ao grande capital, drenando principalmente os países periféricos. Liquidou as proteções comerciais e alfandegárias das nações mais frágeis, aumentando a liberdade de movimento do capital financeiro. E, ainda, alterou os padrões de produção fordista, afetando as relações de trabalho e suprimindo os direitos dos trabalhadores.
Esses processos são conceituados, respectivamente, como
Alternativas
Q2388125 Serviço Social
No desenvolvimento de um processo penal, foi solicitado ao assistente social que avaliasse a concessão de progressão de regime fechado para o semiaberto de um determinado detento. Para isso, o assistente social realizou pesquisa bibliográfica, documental e fez entrevista com o preso para colher informações sobre: vida prisional; relações familiares; afetividade; escolarização; profissionalização; trabalho; acesso aos direitos; experiências e perspectivas de vida.
Nesse caso, para se posicionar favoravelmente ou não à concessão da progressão de regime ao preso, o assistente social procedeu a um(a) 
Alternativas
Q2388126 Serviço Social
No processo de assessoria à equipe de Serviço Social de uma escola, o assessor identificou lacunas na abordagem realizada com as famílias dos estudantes que impactam negativamente a sua aprendizagem. O assessor propôs cursos de capacitação para a equipe na perspectiva de superar essas lacunas e aprimorar o trabalho profissional na escola.
Para que o assessor obtenha o engajamento dos assessorados às suas proposições, é necessário que a assessoria esteja pautada em
Alternativas
Q2388127 Serviço Social
Num projeto de intervenção, o assistente social priorizou as denúncias das pessoas idosas que têm seu direito ao transporte desrespeitado. No sistema de transporte público, essas pessoas sofrem violência praticada pelas empresas de ônibus e pelo Estado, que não cumprem nem fazem valer a legislação que assegura os direitos dos idosos, expondo-os à discriminação e ao preconceito.
Ao especificar, em seu projeto de trabalho, a expressão da questão social sobre a qual pretende intervir, o assistente social definiu o(a)
Alternativas
Q2388128 Serviço Social
A política neoliberal e a contrarreforma do Estado brasileiro reduziram drasticamente os investimentos públicos na área social, com os cortes dos gastos e a transferência de serviços sociais para o setor privado e para o chamado “terceiro setor”. A falta de investimento e o sucateamento dos serviços públicos têm gerado não apenas a queda da sua qualidade, mas também a aplicação de critérios de elegibilidade na sua execução, inflexionando o trabalho do assistente social.
Como esses aspectos se expressam na prestação dos serviços sociais no setor público?
Alternativas
Q2388129 Serviço Social
O conceito de seguridade social expresso na Constituição de 1988 foi um dos grandes avanços no processo de redemocratização da sociedade brasileira. Apesar de estar restrito às políticas de saúde, previdência e assistência social, o conceito de seguridade adquiriu um sentido de maior socialização da política, assegurando a participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis.
Como exemplos de mecanismo de controle social têm-se a(o)
Alternativas
Q2388130 Serviço Social
Um assistente social, durante uma entrevista no domicílio de uma beneficiária de um programa social, não lhe informou sobre a utilização de um recurso audiovisual indispensável ao acesso de suas informações, nem sobre a forma como seriam sistematizados os dados obtidos sobre suas condições de vida. Por esse motivo, o assistente social foi penalizado com uma advertência reservada pelo Conselho Regional de Serviço Social (CRESS). Porém, após duas convocações, o profissional não compareceu ao local nem atendeu aos prazos estipulados para receber a penalidade.
Nesse caso, segundo o Código de Ética do Assistente Social, a advertência reservada 
Alternativas
Q2388131 Serviço Social
Atuando na política de educação, os assistentes sociais buscaram estender o horizonte político-pedagógico das abordagens individuais e grupais voltadas para discussões de temáticas restritas aos processos da educação escolarizada e/ou dominadas por discursos hegemônicos pragmáticos e de adaptação social. Estabeleceram vínculos orgânicos com os conhecimentos e com as ações coletivas gerados nas instâncias de controle social, nos fóruns das demais políticas públicas e na consolidação da esfera pública.
Desse modo, juntamente com outros sujeitos, a atuação dos assistentes sociais se tornou estratégica para a educação na luta pela
Alternativas
Q2388132 Serviço Social
No processo de renovação do Serviço Social brasileiro, desencadeado no pós-1964, foram identificadas duas perspectivas que recolocam, sob novas bases teóricas, elementos do chamado Serviço Social Tradicional. Uma delas busca adequar a profissão como instrumento de intervenção inserido no arsenal de técnicas sociais requisitadas pelo desenvolvimento das forças produtivas. A outra confere relevo às dimensões da subjetividade e ao exercício profissional vinculado ao circuito da ajuda psicossocial.

Essas perspectivas são, respectivamente, identificadas como 
Alternativas
Q2388133 Serviço Social
Historicamente, a partir da década de 1930, o surgimento das grandes instituições sociais, públicas e privadas, impulsionou o processo de legitimação e institucionalização do Serviço Social frente ao aprofundamento do capitalismo no Brasil. As grandes instituições de caráter assistencial direcionaram a atuação do Serviço Social, prioritariamente, para a população pobre dos grandes centros urbanos industriais.
Tradicionalmente, a atuação profissional se concentrou na formação e regeneração dos “desvalidos e carentes”, por intermédio da “democratização da cultura” e do disciplinamento de comportamentos, tendo como elementos fundamentais a(o)
Alternativas
Q2388134 Serviço Social
Numa organização não governamental (ONG), foi solicitado ao assistente social que planejasse a criação de uma incubadora de projetos educacionais inovadores, para o atendimento das necessidades da população local. O profissional levantou informações sobre: as condições de acesso da população à educação; os meios para a criação da incubadora pela ONG; as políticas públicas existentes; a legislação; a rede de apoio existente no território; e a intervenção da ONG e de outras instituições na região.
Nesse planejamento, essa coleta de dados faz parte da(o)
Alternativas
Q2388135 Serviço Social
Numa pesquisa sobre a assistência estudantil no ensino superior brasileiro, o pesquisador realizou entrevistas com estudantes e professores em universidades públicas federais, com o objetivo de coletar dados sobre o alcance dessa política e as suas repercussões na conclusão dos cursos de graduação em várias áreas.
Essa fase da pesquisa, que corresponde ao recorte empírico da sua construção teórica, é denominada
Alternativas
Q2388136 Serviço Social
Suponha que, na avaliação de uma política social, foi constatado que os recursos previstos não foram destinados aos segmentos populacionais prioritários, ocorrendo uma desproporção entre os recursos aplicados e os resultados obtidos, pois as metas estabelecidas para os programas desenvolvidos não foram atingidas. Além disso, foram levantadas evidências de desvios de recursos dos programas sociais para a esfera privada e para fins eleitorais e clientelistas.
Nesse tipo de avaliação, o indicador sobre financiamento e gasto da política social considerado foi a(o)
Alternativas
Q2388137 Serviço Social
O plantão social é uma porta de entrada dos usuários nas políticas sociais, onde preponderam ações emergenciais. Na atual perspectiva ético-política do Serviço Social, o caráter socioeducativo dessas ações é importante para facilitar o acesso a direitos fundamentais para a vida dos usuários e para o exercício de sua cidadania. Contudo, no plantão social, o processo educativo tem um alcance condicionado aos objetivos das ações desenvolvidas e às condições em que essas ações se realizam.
Por isso, no plantão social, o trabalho do assistente social tende a se fixar na
Alternativas
Q2388138 Serviço Social
As estratégias de enfrentamento das expressões da questão social, atualmente, têm sido tensionadas por projetos distintos, que atravessam o conjunto das políticas sociais, repercutindo no Serviço Social. De um lado, há o projeto voltado para defesa e ampliação da cidadania pelo reforço à esfera pública e, de outro, há o projeto que investe na sua regressão e redução pelo processo de privatização do que é público.
Esses dois projetos expressam, respectivamente, a
Alternativas
Q2388139 Serviço Social
Para projetar um sistema de mobilidade urbana, um consórcio construtor do projeto solicitou ao assistente social o planejamento da remoção dos moradores de uma localidade, de modo a impactar o mínimo possível as suas vidas. Considerando a dinâmica contraditória dos interesses diversos, o profissional criou um comitê, por meio do qual foi coletivamente debatida a realização das obras do consórcio frente às reivindicações dos moradores, visando a assegurar os seus direitos.
Ao absorver a demanda institucional com base no direcionamento ético-político da profissão, o assistente social 
Alternativas
Q2388140 Serviço Social
No Brasil, com a Constituição de 1988, houve experiências de maior interação entre o Estado e a sociedade, por meio da participação popular. Nessas experiências, a participação deve produzir efeitos sobre as instituições e as políticas públicas, envolvendo o componente decisório. Porém, há regras que estabelecem o direito de participação a sujeitos que, organizados coletivamente, buscam exprimir a vontade popular, tais como representantes de movimentos sociais, entidades de classe, organizações civis, etc.
Essas experiências expressam uma forma de democracia
Alternativas
Q2388141 Serviço Social
Na política de educação, o assistente social definiu procedimentos sistemáticos de apreensão da realidade social, para além da sua aparência, de modo a contribuir para a compreensão das condições de vida, de trabalho e de educação da população usuária dos serviços educacionais. Esses procedimentos são fundamentais para desvelar a inserção da política de educação nos processos de reprodução das desigualdades sociais e para a redefinição das estratégias educacionais.
Vinculada à produção de conhecimento e à análise da política de educação em sentido amplo, essa dimensão é denominada
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: C
4: A
5: C
6: B
7: D
8: D
9: E
10: A
11: C
12: C
13: E
14: B
15: A
16: C
17: C
18: B
19: D
20: D