Questões de Concurso Público PRF 2004 para Policial Rodoviário Federal
Foram encontradas 6 questões
A primeira grande diferença entre a atual política externa brasileira e a do governo anterior é que, logo após tomar posse, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o rompimento do Brasil com os acordos internacionais celebrados por Fernando Henrique Cardoso.
Ao contrário do ocorrido durante os mandatos de Fernando Henrique Cardoso, o governo Lula afastou-se, ainda que temporariamente, das discussões em torno da ALCA, provavelmente como forma de pressionar os EUA a abrandarem suas posições.
Na chamada fase liberal-conservadora da República brasileira (1946-1964), prevaleceu uma política externa autônoma em relação aos EUA, exceção feita aos governos Jânio Quadros e João Goulart, cuja ação diplomática pautou-se pelas orientações emanadas de Washington.
O atual estágio de globalização da economia é marcado, entre tantos outros elementos, pela tendência à formação de blocos regionais — como pretende ser a ALCA citada no texto —, como forma de inserção vantajosa no competitivo mercado mundial.
Uma política mundial de combate à fome e à miséria tem sido objeto recorrente nas participações do presidente Lula em eventos internacionais, tendo sido proposta em reunião do G-8 e no plenário da ONU.
Em sua viagem aos países do Oriente Médio ao final de 2003, o presidente Lula enfatizou a necessidade de que sejam ampliadas as possibilidades de comércio entre os países que não integram o seleto grupo dos mais ricos, uma espécie de área de livre comércio para os emergentes.