Questões de Concurso Público TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO) 2004 para Analista Judiciário - Análise de Sistemas
Foram encontradas 13 questões
A primeira forma normal (1FN) requer que os dados nas tabelas sejam bidimensionais, isto é, que não existam grupos repetidos nas linhas. Um exemplo de 1FN é: Empregado (nome, endereço, {dependente nome}).
A segunda forma normal (2FN) requer que todos os dados dependam de todas as chaves das tabelas. Dependências parciais também são permitidas. Um exemplo de 2FN é: Empregado (nome, endereço, trabalho, salário).
A terceira forma normal (3FN) requer que os dados das tabelas dependam da chave primária e de uma única chave secundária da tabela. Um exemplo de 3FN é: Empregado (nome, endereço, projeto, localização-projeto).
Um atributo multivalorado pode ter um ou mais valores de uma dada ocorrência de uma entidade. Os atributos derivados também podem ter um ou mais valores, mas são atributos normalmente calculados a partir de atributos simples.
As entidades fracas dependem de outras entidades para sua existência. São facilmente reconhecidas porque não possuem chaves candidatas, como possuem as entidades fortes.
O relacionamento Automóvel:Estudante::M:N significa que os automóveis são conduzidos por um ou mais estudantes. Já o relacionamento Automóvel:Estudante::M(parcial):1 significa que cada automóvel é dirigido por apenas um único estudante e que as entidades Automóvel e Estudante podem existir sem o relacionamento com outra entidade.
Os relacionamentos recursivos somente podem ter participações parciais nos relacionamentos, mas a cardinalidade pode ser 1:1, 1:M ou M:N. A participação completa nos relacionamentos recursivos significa que cada instância de uma entidade participa em um relacionamento com ela mesma, o que não tem sentido.
As especializações e generalizações são categorias de entidades em que as entidades especialistas são resultados de generalizações contendo variações. Os relacionamentos de generalização especificam que vários tipos de entidades com alguns atributos comuns podem ser generalizados em entidades de classes de mais alto nível.