Questões de Concurso Público Petrobras 2007 para Analista de Comércio e Suprimentos Júnior
Foram encontradas 30 questões
A demanda crescente pelo ensino a distância, em que o estudante acessa a Internet em hora e local de sua conveniência, é consistente com o aumento do custo de oportunidade do tempo.
A utilização de combustíveis biodegradáveis derivados de fontes renováveis, como o biodísel, expande o leque das escolhas tecnológicas e, portanto, desloca a curva de possibilidades de produção para cima e para a direita.
O aumento recente do imposto de importação para produtos têxteis eleva o preço desses produtos para o consumidor brasileiro, particularmente para aqueles de baixa renda, e, portanto, provoca um deslocamento paralelo da restrição orçamentária desses consumidores, para baixo e para a esquerda.
O fato de que a satisfação do consumidor na compra do seu primeiro carro seja superior àquela que ele obtém quando já possui um veículo é coerente com a existência de uma utilidade marginal decrescente, para o consumo de veículos do consumidor em questão
O fato de que muitos pais de dois filhos preferem tê-los de sexos diferentes, em vez de tê-los do mesmo sexo, é consistente com a existência de uma taxa marginal de substituição nula, entre meninos e meninas.
A introdução da obrigatoriedade do uso de cintos de segurança nos automóveis deslocou a curva de demanda para esses cintos, para cima e para a direita.
O fato de os preços das passagens aéreas entre o Brasil e a Disneylândia caírem substancialmente fora das férias escolares, apesar de, nesse período, o custo operacional desses vôos aumentar, é incompatível com a existência de uma curva de oferta positivamente inclinada.
Nos últimos anos, os aumentos substanciais do preço do petróleo, por estimularem a produção de outros tipos de combustíveis, como o etanol, concorreram para aumentar a elasticidade preço da demanda desse produto
Se, na extração de petróleo, os custos fixos forem muito elevados em relação aos custos variáveis, então, a função de produção desse combustível apresentará retornos de escala decrescentes.
A venda de produtos pela Internet, por dispensar as comissões e os custos dos serviços comerciais, ilustra bem o fato de que os avanços da tecnologia deslocam, para baixo, as curvas de custo das firmas, permitindo-lhes, assim, reduzir seus preços.
A curva de oferta de longo prazo das firmas que operam em setores competitivos é perfeitamente elástica, refletindo, assim, o fato de que essas empresas não têm poder de fixar o preço de mercado.
Os cartéis confrontam-se com maiores dificuldades na fixação dos preços quando as firmas transacionam produtos heterogêneos, têm diferentes tamanhos e distintas condições de custo.
Quanto menor for a elasticidade preço cruzada da demanda entre o sistema operacional da Microsoft e sistemas concorrentes, tais como o Linux e o MS-DOS, menor será a capacidade da Microsoft de controlar o preço prevalecente no mercado de sistemas operacionais
Bens de informação, tais como arquivos de música e os serviços pay per view da TV a cabo, a exemplo daqueles produzidos no âmbito dos monopólios naturais, apresentam custos fixos elevados e baixos custos marginais de produção.
Na fronteira de possibilidades de produção entre dois bens quaisquer, as diferentes combinações, entre esses dois produtos, é eficiente no sentido de Pareto.
Pelo fato de o produto interno bruto (PIB) real não incluir a poluição derivada do processo produtivo, esse agregado macroeconômico tende a subestimar os níveis de bem-estar que prevalecem na economia.
O superavit na conta de transações correntes do balanço de pagamentos, somado à poupança nacional, expande a oferta de fundos emprestáveis e, portanto, aumenta as disponibilidades de fundos para financiar os investimentos.
Na função keynesiana de consumo, a propensão marginal a consumir aumenta com o nível de renda.
A redução dos impostos sobre a poupança privada expande a oferta de fundos emprestáveis e, mediante a redução das taxas de juros, conduz ao aumento dos gastos de investimento na economia.
Aumentos na progressividade do imposto de renda, mediante a elevação das alíquotas tributárias, reduzem o consumo das famílias, porém, não alteram o multiplicador keynesiano.