Questões de Concurso Público INSS 2008 para Analista do Seguro Social - Terapia Ocupacional
Foram encontradas 68 questões
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes.
Negligência unilateral esquerda, anosognosia e apraxia motora unilateral constituem possíveis deficiências observadas durante a avaliação do paciente.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes.
O método de Brunstrom é considerado uma abordagem biomecânica, desenvolvido para reabilitação de pacientes com seqüelas semelhantes às do paciente da situação apresentada.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes.
O fato de o paciente viver sozinho justifica a adoção de um procedimento de intervenção relacionado à estimulação da independência nas atividades de vida diária, com possíveis adaptações ambientais.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes.
A hipertensão arterial sistêmica é considerada um problema de saúde pública no Brasil e compreende um dos fatores de risco para o AVC, diferentemente de doenças cardíacas e tabagismo, que não estão incluídas entre esses fatores de risco
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes.
O sinergismo, considerado um dos comportamentos mais conhecidos das pessoas com hemiplegia pós-AVC, define-se como um grupo de músculos que trabalham em conjunto em uma unidade funcional. Esses músculos são de natureza primitiva e automática e controlados pelo córtex motor.
Durante o Movimento de Reabilitação que ocorreu no período de 1942 a 1960 nos Estados Unidos da América, o trabalho da terapia ocupacional esteve absolutamente desarticulado dos objetivos atuais da reabilitação profissional no Brasil.
Entre os fatores fisiológicos, psicológicos e sociais que influenciam diferentemente na eficiência da reabilitação profissional e preparação para o retorno ao trabalho e que podem ser entendidos como sendo potenciais obstáculos, estão incluídos idade,sexo, ganhos secundários, cultura e consumo excessivo de álcool e drogas.
A Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF), apesar de poder ser aplicada como uma excelente ferramenta clínica e de pesquisa, mostra-se inadequada na reabilitação profissional por não agregar as funções fisiológicas aos fatores ambientais.
As mudanças nos estados psicossocial ou sociocultural, além das alterações físicas, podem interromper a capacidade de trabalho dos indivíduos.
A ergonomia não apresenta qualquer similaridade conceitual ou metodológica com a terapia ocupacional, mas contribui significativamente com o profissional terapeuta ocupacional que atua na área de saúde do trabalhador.
O estímulo ao revezamento de tarefas, a inclusão de períodos de pausas e a utilização de atividades não-repetitivas e não-normatizadas, como as atividades lúdicas, expressivas e de relaxamento, podem ser utilizados pelo terapeuta ocupacional durante suas intervenções na área de saúde do trabalhador.
Síndrome do túnel do carpo, síndrome De’Quervain e neuropatias periféricas compressivas são exemplos de patologias classificadas como DORT pelo Ministério da Saúde.
Caso um paciente, com DORT relacionada ao trabalho, durante a primeira entrevista com o terapeuta ocupacional, relate que vem tendo sintomas como formigamento, diminuição de força manual, dificuldade de preensão e dor intensa, é correto afirmar que as informações dadas pelo paciente são insuficientes para inferir que ele tenha dificuldades na realização de diversas atividades em sua vida diária
O terapeuta ocupacional pode utilizar as seguintes estratégias para o controle e a redução de edemas: elevação do membro edemaciado, banhos de contraste, exercícios resistidos e compressão.
Órtese de imobilização de articulação metacarpofalangiana em posição neutra pode ser indicada em casos de lesões do tipo dedo em gatilho.
A dor crônica é um dos principais desafios enfrentados pela equipe multiprofissional que trabalha com casos de LER/DORT.
A abordagem grupal proporciona a relativização dos problemas vividos e encoraja a construção coletiva de alternativas, por meio de discussões acerca da doença e da problemática psicossocial que afeta a vida pessoal e profissional do indivíduo.
As dinâmicas utilizadas no grupo de atividade e na atividade grupal são semelhantes.
Os atendimentos individuais sempre terão objetivos distintos quando comparados à abordagem grupal.
A coesão, o aprendizado interpessoal e a instilação da esperança podem ser considerados fatores terapêuticos em abordagens individuais.