Questões de Concurso Público IPEA 2008 para Analista de Sistemas - Suporte de Banco de Dados
Foram encontradas 48 questões
Nos modelos entidade-relacionamento, para uma dada entidade, cada atributo multivalorado pode ter mais de um valor, enquanto cada atributo monovalorado tem um único valor; cada atributo composto pode ser dividido em partes menores; os atributos derivados podem ser calculados a partir de outros atributos; os tipos entidade fraca têm seus próprios atributos-chave.
Nos modelos entidade-relacionamento, o número de entidades que podem participar de um relacionamento é o grau desse tipo de relacionamento. A restrição de cardinalidade mínima é o número mínimo de instâncias de relacionamento em que cada entidade pode participar. Em um tipo relacionamento M:N, pode haver atributos que não são determinados por uma entidade única, mas pela combinação das entidades participantes de uma instância desse relacionamento.
No modelo entidade-relacionamento estendido, a especialização é o processo de definir um conjunto de subclasses de um tipo entidade chamado superclasse da especialização. O processo de especialização permite estabelecer atributos específicos adicionais para cada subclasse; uma entidade membro de uma subclasse herda atributos da superclasse e relacionamentos nos quais a superclasse participa.
Na modelagem orientada a objeto, os sistemas de software são compostos por objetos que interagem e podem manter estado durante tais interações. As operações públicas de um objeto podem fornecer serviços a outros objetos; em uma comunicação síncrona, o objeto que solicita o serviço pode continuar executando enquanto o serviço é prestado; cada associação entre classes descreve ligações entre objetos dessas classes, as ligações têm estrutura e semântica em comum.
Na modelagem orientada a objeto, o valor de um atributo de classe é comum aos objetos dessa classe; a multiplicidade de um atributo informa a quantidade de valores para o atributo; o domínio de um atributo define os possíveis valores do atributo. Nos modelos de análise, é relevante identificar quais classes são concretas e quais são abstratas; nos modelos de projeto, essa distinção não é feita por ser irrelevante.
A criação de índices secundários é uma atividade que deve preferencialmente ocorrer antes da fase #3, mas apenas depois da fase #1.
Maior grau de heterogeneidade de modelos de dados será aceito na área #1 que na área #4.
O modelo em rede de um banco de dados representa dados como tipos de registros de um tipo de relacionamento de 1 para N, chamado tipo conjunto
As aplicações tradicionais de banco de dados oferecem o armazenamento de informações multimídia e geográficas, por exemplo, em tempo real e para processamento crítico online.
esquema #1 é usado para a medida TPC-D, enquanto o esquema #2 é usado para medida TPC-C.
Em um banco de dados que implementa o esquema #1, se existem 100 registros de armazéns, então a quantidade mínima de registros nas tabelas Estoque, Item, Distrito, Cliente, Pedido, NovoPedido, LinhaDePedido e Histórico é, respectivamente, 10.000.000, 100.000, 1.000, 3.000.000, 300.000, 500.000, 3.000.000 e 30.000.000.
Se o fator de escala SF é igual a 5, então o comando SQL SELECT * FROM cliente, Nação, Fornecedor aplicado ao esquema #2 retornará uma conjunto de resultados contendo menos de 1.012 tuplas.
No esquema #1, estarão declaradas restrições de integridade do tipo chave estrangeira nas tabelas Cliente, Pedido, LinhaDePedido, NovoPedido, Estoque e Distrito, aplicadas, respectivamente, às tabelas Distrito, Cliente, Pedido, Pedido, Armazém e Armazém.
Considere que, nesse esqueleto, um novo pedido (New Order) tenha sido submetido a um sistema que emprega um banco de dados no esquema #1. A fim de que um novo pedido com uma estrutura de informação similar à apresentada na tela seja inserido no sistema, haverá registros nas tabelas Pedido e LinhaDePedido, mas não na tabela Estoque.
A propriedade de atomicidade em um sistema de gerenciamento de banco de dados consiste na garantia de que cada transação seja feita de forma isolada de outras transações.
O controle de concorrência é um método que visa o controle e a correção de uma atualização de resultados de transações realizadas simultaneamente.
Um SGBD centralizado deve possuir um mesmo software de gerenciamento em diversos sites que, por sua vez, devem ser capazes de suportar múltiplos usuários de maneira homogênea.
O padrão ODBC fornece interfaces para o programa de aplicação para conexão ao SGBD pelo cliente, em plataformas Windows.
Os três níveis apresentados nos elementos #1, #2 e #3 correspondem aos três níveis do modelo ANSI/SPARC.
Um fluxo de dados originado do elemento #3 em direção ao elemento #2, mediado pelo elemento #4, é chamado de engenharia reversa.