Questões de Concurso Público IPEA 2008 para Técnico de Desenvolvimento e Administração - Assessoria de Comunicação
Foram encontradas 70 questões
Acontecimentos fora do comum estão entre os valores-notícia primários que orientam o processo de construção de uma agenda noticiosa.
Seleção e hierarquização estão entre os principais fatores que orientam os gatekeepers em suas rotinas produtivas de aceitar ou rejeitar acontecimentos.
As características identificadas nas alíneas A, C e E correspondem ao estilo de texto denominado pirâmide normal.
Constituem características próprias do estilo pirâmide invertida as identificadas nas alíneas D e F.
O corte pelo pé, mencionado na alínea B, constitui função da pirâmide invertida e facilita o trabalho dos editores na adequação de texto e espaço.
Porta-vozes institucionais se transformam em definidores primários do que é noticiável, na medida em que seu prestígio como peritos nos assuntos de interesse público aumenta.
Fontes extraoficiais estão entre as categorias de definidores primários do que é noticiável na medida de sua competência para sugerir pautas aos repórteres setoriais.
Considerando-se a singularidade como categoria central do jornalismo, pode-se inferir que quanto mais singulares são os fatos, mais impregnados de noticiabilidade eles estarão.
Entre os veículos de comunicação, o rádio é aquele em que a repetição (de palavras, notícias ou entrevistas) é uma prática recomendável.
Na linguagem radiofônica, a repetição é uma prática recomendável apenas em se tratando de manchetes de impacto, excetuando-se as entrevistas ou trechos delas.
A vantagem do jornal impresso sobre a televisão é que o leitor pode voltar quantas vezes quiser à notícia. Em contrapartida, o jornal impresso é essencialmente descritivo, enquanto a TV, além de descrever os acontecimentos, mostra-os.
No que diz respeito à apresentação das notícias, no ambiente de hipermídia, a busca da velocidade exige um fácil rolamento das páginas em detrimento da abertura de links.
No modo de apresentação das notícias, há variações significativas entre mídia e hipermídia, sendo mais apropriado ao primeiro contexto a primazia da seqüência e ao segundo, a primazia do agrupamento.
Há ferramentas capazes de produzir relatórios com base em visitas e visitantes e informar o número total e individual de acessos e de usuários.
Há ferramentas capazes de produzir relatórios com base em padrões de uso, informando o número de páginas acessadas e respectivas médias, o tempo de conexão (ou visita ao sítio) e a forma de acesso (se direto ou via sítios de referências).
Com base na perspectiva de assessoria de imprensa apresentada no texto acima, julgue os próximos itens.
Dado que uma das dificuldades enfrentadas pela assessoria de imprensa é o controle da informação que pode virar notícia, é papel do assessor selecionar as informações e restringir o acesso dos jornalistas diretamente às fontes.
Maurício Lara. As sete portas da comunicação pública (com adaptações).
Com base na perspectiva de assessoria de imprensa apresentada no texto acima, julgue os próximos itens.
Um recurso eficiente e recomendável para uma empresa resolver problemas com jornalistas de um veículo de comunicação é procurar o setor comercial ou o de marketing e apelar para a condição de anunciante.
Maurício Lara. As sete portas da comunicação pública (com adaptações).
Com base na perspectiva de assessoria de imprensa apresentada no texto acima, julgue os próximos itens.
Ainda que a assessoria de imprensa deva estar sempre disponível para receber repórteres, a marcação de visita é aconselhável em situações mais formais, tal como em contatos comerciais.
Wilson da Costa Bueno. Comunicação empresarial, p. 66
A partir do texto acima, julgue o item subseqüente.
A relação entre a área comercial e a redação, realidade da mídia contemporânea, deve ser considerada pelos profissionais de comunicação empresarial para que possam identificar tráficos de influência, sobretudo os que estejam favorecendo concorrentes.
Chico Sant’Anna.Jornalismo corporativo — tarefa de quem?In: Boanerges Lopese Roberto Fonseca Vieira.Jornalismo e relações públicas: ação e reação. Umaperspectiva conciliatória possível. Rio de Janeiro. Mauad, 2004, p.107- 140-200
Com base no texto acima, julgue o item seguinte.
A imprensa, tradicionalmente vista como expectadora externa aos fatos, começa a perder a totalidade do domínio da cena informativa, e a opinião pública passa a contar com informações coletadas, selecionadas, tratadas editorialmente, filtradas e difundidas por instituições, entidades ou movimentos sociais que possuem interesses corporativos.