Questões de Concurso Público ANATEL 2009 para Especialista em Regulação - Engenharia
Foram encontradas 5 questões
Considere a transmissão de dados por uma fibra óptica multimodo com produto da largura de faixa pela distância de 2.000 MHz.km. Considere, ainda, que a transmissão seja feita usando o código de linha NRZ em um único comprimento de onda. Embasado nessas informações, é correto afirmar que a velocidade de transmissão máxima teórica suportada por essa fibra é de 8 Gbps, se o comprimento da fibra for de 500 m, e de 4 Gbps, se esse comprimento for de 1 km.
Atualmente, usando-se a tecnologia DWDM (dense wavelength division multiplexing), é possível a transmissão simultânea, através de uma fibra óptica, de mais de 100 portadoras ópticas na banda de 1.550 nm, com espaçamento entre essas portadoras de 25 GHz ou até de 50 GHz. Isso propicia uma capacidade de transmissão maior que 1 Tbps para uma única fibra.
Amplificadores a fibra dopada com érbio (EDFA — erbium doped fiber amplifier) tornaram praticamente obsoletos os regeneradores OEO (óptico-elétrico-óptico). Contudo, esses amplificadores somente são efetivos na banda (ou janela) de 1.310 nm. Por isso, atualmente, as transmissões de longa distância são realizadas nessa banda e não, na banda de 1.550 nm.
Em suas respectivas bandas de passagem, cabos coaxiais e pares de fios metálicos trançados podem apresentar atenuação em torno de 10 dB/km e, tipicamente, requerem repetidores com espaçamento entre 1 km e 10 km, enquanto que as fibras ópticas podem apresentar atenuação menor que 1 dB/km e requerem repetidores com espaçamento, tipicamente, entre 50 km e 150 km.
A máxima distância de transmissão que uma fibra óptica multimodo permite é, atualmente, limitada principalmente pela dispersão modal que a fibra causa aos pulsos ópticos e não, pela atenuação que a fibra impõe a esses pulsos. Esse tipo de distorção é praticamente inexistente nas fibras monomodo, por isso, para transmissões de longa distância, a fibra monomodo é o tipo de fibra normalmente utilizada.