Questões de Concurso Público ANATEL 2009 para Especialista em Regulação - Engenharia
Foram encontradas 9 questões
A atribuição das faixas de frequências destinadas aos diversos serviços de comunicações sem fio é feita autonomamente por cada país, ainda que existam recomendações internacionais.
Um sistema de recepção de TV via satélite do tipo direct to home (DTH) pode fazer uso simultâneo de mais de um satélite em cluster — posições orbitais similares —, ou em posições orbitais diferentes.
Redes atuais de comunicação de dados que utilizam satélites geoestacionários são capazes de operar com qualidade de serviço igual ou superior à oferecida por redes puramente ópticas, empregando o mesmo protocolo TCP/IP que estas redes utilizam.
O sistema geoestacionário via satélite INMARSAT pode ser visto como uma rede ATM (asynchronous transfer mode) em que o roteador se encontra no espaço.
O LMDS (local multipoint distribution service) é um tipo de WLL (wireless local loop, ou laço local sem fio) limitado para operação na banda Ka.
Os protocolos utilizados na interface aérea desses sistemas devem ser homologados pela ANATEL.
Nas redes atuais, os protocolos utilizados na alocação de recursos do canal aos usuários constituem o fator de maior influência no nível de interferência intersistema.
Redes WCDMA/HSPA empregam otimização cross layer para garantir taxas de transmissão superiores a 60 Mbps.
Nas redes atuais, o emprego de protocolos eficientes garante que o tráfego processado tanto na interface aérea quanto no núcleo dessas redes seja do tipo poissoniano e não, autossimilar, o que permite o uso otimizado da capacidade de transmissão de dados.