Questões de Concurso Público CEHAP-PB 2009 para Arquiteto
Foram encontradas 30 questões
I É obrigatória a criação de dois blocos para portas, um para representar a porta abrindo à direita e outro para representar a porta abrindo à esquerda.
II As entidades que compõem um bloco (block) podem pertencer a uma ou mais camadas (layer).
III A definição de um bloco (block) consiste em: nome, ponto de inserção e entidades a serem agrupadas nele.
IV Quando entidades pertencentes à camada (layer) zero são agrupadas em um bloco (block), estas podem assumir a cor e o tipo de linha (linetype) do layer vigente (current) quando inseridas no desenho.
A quantidade de itens certos é igual a
I É possível mover a posição das cotas (linhas e texto) sem perder as propriedades de associação entre estas e os objetos dimensionados.
II Ao gerenciar os estilos de dimensionamento (dimension styles), o tópico fator de escala (scale factor) aplica fator multiplicador de escala em cotas, ou seja, se este fator de escala for alterado para dois, uma linha de uma unidade de comprimento será dimensionada como duas unidades. Este fator multiplicativo aplica-se para dimensões angulares e lineares.
III É possível inserir textos de especificação com linhas de chamadas, por exemplo: limite da cobertura, como ilustrado abaixo, ou limite do piso inferior utilizando o comando Leader. Este comando também é encontrado no menu principal de dimensionamento.
IV Quando se dimensionam objetos usando dimensões associativas, os fatores de escala são ajustados automaticamente no Paper Space. Para dimensões nãoassociativas, é preciso ajustar a variável DIMLFAC manualmente.
Estão certos apenas os itens
I gerar linhas de referência com comprimento infinito em ambas direções a partir do comando Construction Line.
II gerar linhas a partir do comando de paralelas (offset) com propriedades idênticas às originais, na camada (layer) vigente ou na camada do objeto fonte. Este ajuste é feito na caixa de diálogo do gerenciador de camadas.
III gerar linhas e colunas com o comando Tabelas (table) com dados que eventualmente podem estar associados a uma planilha Excel. Podem ser aplicadas em listagens de materiais e elementos arquitetônicos, como por exemplo: portas, janelas etc.
IV aplicar um fator de escala multiplicador em objetos (scale), utilizando objeto de referência como base para a nova escala do objeto a ser modificado.
Estão certos apenas os itens
Com base na figura acima, assinale a opção correta relativa à eficiência dos elementos usados para o controle da insolação e a redução da carga térmica sobre o edifício.
I Determina-se o ângulo da escada utilizando-se medidas h e b mostradas na figura 2.
II Duas alturas somadas à base do degrau devem ter em média 63,50 cm.
III O recuo do espelho em relação ao revestimento do piso (bocel) deve ser somado à medida b para determinar a proporção da escala.
IV A medida de determinado degrau com h/b = 16,50/30,50 cm está dentro da fórmula de Blondel apresentada na figura 3.
A quantidade de itens certos é igual a
I A altura resistente da escada da figura 1 está adequada para ser de concreto.
II Caso a escada da figura 2, seja de concreto, sua altura resistente está comprometida e precisará de vigas laterais, por exemplo.
III A altura resistente da escada da figura 3 é obtida pela soma da medida h com a espessura do lanço cotada em 20 cm.
IV Na armação da escada de concreto mostrada na figura 3, os degraus não foram contemplados. Em termos puramente estruturais, eles entram como peso morto.
Estão certos apenas os itens
I A arquibancada representada acima é muito íngreme, com uma inclinação aproximada de 70%.
II Os degraus de acesso, de acordo com a fórmula de Blondel, condicionam a inclinação da arquibancada.
III Considerando que os assentos ocupam, em planta, uma faixa de 35 cm, sobram 56 cm de passagem para que o espectador possa chegar ao seu lugar.
IV As cadeiras, com 35 cm de largura e 45 cm eixo a eixo, ocupam uma faixa de 6,05 m, permitindo o acesso somente por um lado.
Estão certos apenas os itens
I A arquibancada superior, representada na figura 3, é muito íngreme, aproxima-se dos 45º, ou seja, 100% de inclinação.
II A inclinação do auditório é variável e se inicia próxima ao palco com 0% de inclinação, aumentando gradativamente dentro de uma curva parabólica, chamada de curva de visibilidade.
III No estádio João Havelange, não há curva de visibilidade: a arquibancada superior apresenta inclinação constante e acentuada, permitindo a visibilidade da borda do campo.
IV O forro do auditório apresenta uma curvatura caprichosa, à semelhança da platéia. Além de promover um espaço interno interessante, as curvas geram melhor condicionamento acústico e melhor visibilidade.
A quantidade de itens certos é igual a
I A figura 1 mostra o estádio em corte e em fase de construção, incluindo a grua de montagem.
II Na arquibancada das figuras 2 e 3, o número de apoios para as cadeiras foi reduzido a 5. As cadeiras apóiam-se indiretamente por meio de uma régua de distribuição.
III A estrutura em arco, que aparece na figura 4, sustenta a cobertura das arquibancadas por meio de tirantes que, assim como os arcos, são estruturas que trabalham à tração.
IV O projeto de construção do estádio João Havelange manisfesta linguagem high-tech, próxima à presente em muitas obras de Santiago Calatrava.
A quantidade de itens certos é igual a
As figuras acima apresentam três imagens do edifício Pirelli, carinhosamente chamado pelos milaneses de Pirellone. O projeto de Gio Ponti e a estrutura de Pier Luiggi Nervi, que representou, em 1956, construção pioneira, tem 127 m de altura e 30 pavimentos tipo. A figura 3 corresponde a um corte pelos pilares, e a figura 1 mostra a fachada reformada após um acidente aéreo em 2002.
As figuras acima apresentam três imagens do edifício Pirelli, carinhosamente chamado pelos milaneses de Pirellone. O projeto de Gio Ponti e a estrutura de Pier Luiggi Nervi, que representou, em 1956, construção pioneira, tem 127 m de altura e 30 pavimentos tipo. A figura 3 corresponde a um corte pelos pilares, e a figura 1 mostra a fachada reformada após um acidente aéreo em 2002.
Para o projeto de instalações elétricas, considere o quadro acima e o fator de demanda igual a 0,40. Considere ainda, as seguintes cargas instaladas: iluminação: 2.800 VA; TUG: 3.700 VA; e TUE: 16.200 W em KW ou KVA. Com base nessas informações, a provável demanda (PD) de um apartamento é igual a
Considerando as figuras acima, assinale a opção correta.
Para orientar a comunicação com o pessoal da obra, é preciso dominar a terminologia das peças que compõem uma obra. Com relação ao telhado esquematizado na figura acima, é correto afirmar que