Questões de Concurso Público FUB 2009 para Arquivista
Foram encontradas 50 questões
O princípio segundo o qual o arquivo deveria conservar a organização dada pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu é conhecido como princípio da pertinência.
O princípio de respeito aos fundos determina que se agrupem os documentos acumulados por uma entidade coletiva, pessoa ou família sem misturá-los aos de outras entidades.
A Teoria das Três Idades Documentais tem sido substituída, gradativamente, pelo conceito de gestão da informação e dos documentos.
Quando a entidade produtora do arquivo não se encontra mais em atividade, isto é, foi extinta, o fundo de arquivo é do tipo fundo aberto.
O tipo de diagnóstico que deve ser utilizado para avaliar a situação arquivística de órgãos públicos, tal como a Universidade de Brasília, é o do tipo minimalista.
A quantificação do acervo documental em suporte de papel e do gênero textual deve ser feita em metros lineares.
Os documentos arquivísticos do gênero fotográfico — ampliações fotográficas, negativos, eslaides — devem ser quantificados por unidade.
O protocolo, como um dos componentes da gestão de documentos, é responsável pelas atividades de registro, de controle da tramitação, de distribuição, expedição e abertura de processos.
O processo, documento típico das organizações públicas brasileiras, pode ser encerrado, entre outros motivos, pelo indeferimento da demanda.
Os arquivos correntes, diferentemente dos arquivos intermediários, são constituídos de documentos com valores informativos e probatórios, que, após determinado prazo, podem ser eliminados ou preservados permanentemente.
A avaliação de documentos de arquivo tem como objetivo a preservação definitiva dos documentos com valor legal ou fiscal.
Os órgãos públicos, de acordo com a legislação, devem constituir uma comissão permanente de avaliação de documentos com a responsabilidade de orientar e realizar o processo de avaliação dos documentos no âmbito de sua atuação.
A base conceitual para a avaliação de documentos é formada pelas três idades documentais.
A política nacional de arquivos, conforme a legislação em vigor, é formulada pelo Sistema Nacional de Arquivos, que tem como órgão central o Arquivo Nacional
O Sistema Nacional de Arquivos é integrado, entre outros, pelos arquivos dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo federais.
A eliminação de documentos públicos produzidos por instituição pública sediada no Distrito Federal, como a Universidade de Brasília, de acordo com a legislação em vigor, deve ser realizada mediante a autorização da instituição arquivística responsável pela gestão documental no Distrito Federal, que é o Arquivo Público do Distrito Federal.
Os documentos ultrassecretos podem ser classificados por trinta anos e esse prazo pode ser prorrogado uma única vez por igual período.
Os documentos públicos, de guarda permanente microfilmados não poderão ser eliminados.
Por questões de segurança e de autenticidade, o armazenamento do filme original de um microfilme deverá ser feito no mesmo local do filme cópia.
Os documentos eletrônicos são feitos sobre um suporte com o auxílio de símbolos que devem ser decodificados.