Questões de Concurso Público FUB 2009 para Desenhista Industrial
Foram encontradas 50 questões
Na criação de um novo produto, é preciso estabelecer um equilíbrio entre as necessidades apontadas pelos profissionais envolvidos no desenvolvimento do projeto.
O desenvolvimento de novos produtos visa atender as necessidades dos consumidores, independentemente do custo e da viabilidade técnica do projeto.
Apesar dos diferentes desejos de cada um dos profissionais envolvidos no desenvolvimento de novos produtos, é necessário que exista uma meta em comum, que norteará a execução do projeto.
A função prática ou funcional envolve os aspectos fisiológicos de uso.
A função estética compreende aspectos psicológicos da percepção sensorial durante o uso.
A função simbólica está diretamente relacionada com o significado dos objetos e diz respeito aos aspectos sociais do uso.
O desenho tridimensional é constituído de três dimensões primárias, que consistem em uma direção vertical, que vai para cima e para baixo; uma direção horizontal que vai para a esquerda e para a direita; e uma direção transversal que vai para a frente e para trás.
O desenho tridimensional não apresenta elementos conceituais, pois é impossível concebê-lo na mente antes de assumir um formato físico.
Diferentemente do desenho bidimensional, no desenho tridimensional pode-se utilizar um cubo imaginário para estabelecer os elementos relacionais, como posição, direção, espaço e gravidade.
Considerando que vértice é um ponto conceitual onde os planos se encontram e as arestas são retas conceituais formadas pela união de dois planos não paralelos, desse modo um cubo tem seis vértices, dez arestas e quatro faces.
Para construir uma moldura quadrada e plana, quatro sarrafos de comprimentos iguais podem ser chanfrados e colados, conforme ilustrado na figura a.
Para construir a moldura representada na figura b, devem ser utilizados dois sarrafos ligeiramente mais compridos e dois mais curtos, todos com extremidades retas.
A moldura representada na figura c é o modo mais complexo de fazer uma moldura quadrada, utilizando quatro sarrafos de madeira, com extremidades retas, todos com o mesmo comprimento.
O processo de produção gráfica inicia-se com a criação da arte gráfica do impresso. Nessa etapa é necessário, além de obter informações com o cliente relativas ao trabalho, planejar o formato do impresso e definir o papel que será utilizado.
As marcas de corte contidas na arte do impresso são essenciais para o profissional que irá realizar o acabamento, pois permite que, após concluída a impressão, o material seja cortado de acordo com essas marcas resultando no formato final do impresso.
São várias as etapas no processo de produção gráfica, no entanto, a etapa de acabamento é considerada a mais importante, pois, se nessa etapa ocorrer algum erro, pode inviabilizar o resultado final do impresso.
A xilografia é um processo de impressão encavográfico, de importância histórica por ter sido o primeiro a permitir a reprodução de originais em número elevado.
A água-forte e o talho-doce são conjuntos de processos de impressão relevográficos.
A litografia é um processo de impressão planográfico que utiliza o princípio de repulsão da água e do óleo (tinta) para realização da impressão. Foi esse processo de impressão artesanal que possibilitou a criação da impressão offset.
A serigrafia é um processo permeográfico que utiliza telas, em geral de poliéster ou de náilon, como matrizes e cada cor impressa significa uma tinta e uma tela diferentes.