Questões de Concurso Público FUB 2009 para Enfermeiro
Foram encontradas 50 questões
Os melhores locais para administração de injeção subcutânea são a face interna dos antebraços, o abdome e as faces anteriores das coxas.
As sondas nasoentéricas são de pequeno calibre e causam menos desconforto para o paciente. Por serem muito finas está indicado o uso de um mandril durante sua inserção, devendo ser retirado assim que for confirmada a posição correta da sonda.
Os cuidados com úlcera de pressão em estágio II envolvem o debridamento, a limpeza e a aplicação de curativo. O debridamento deve ser feito na presença de tecido de granulação; para a limpeza utiliza-se soro morno e a cobertura pode ser feita com placa de hidrocoloide.
Se, durante a inserção de sonda vesical de demora em paciente do sexo feminino, não houver drenagem de urina deve-se, verificar se a sonda está na vagina. Caso seja confirmado o posicionamento errôneo da sonda, deve-se retirá-la lentamente e inseri-la logo acima do primeiro local.
O agente Mycobacterium tuberculosis tem transmissão aérea por gotículas geradas durante a tosse, espirro ou conversação. Por ser uma partícula pesada e não permanecer suspensa no ar, a paciente poderá ocupar quarto privativo simples, com porta fechada.