Questões de Concurso Público FUB 2009 para Enfermeiro
Foram encontradas 50 questões
Os melhores locais para administração de injeção subcutânea são a face interna dos antebraços, o abdome e as faces anteriores das coxas.
As sondas nasoentéricas são de pequeno calibre e causam menos desconforto para o paciente. Por serem muito finas está indicado o uso de um mandril durante sua inserção, devendo ser retirado assim que for confirmada a posição correta da sonda.
Os cuidados com úlcera de pressão em estágio II envolvem o debridamento, a limpeza e a aplicação de curativo. O debridamento deve ser feito na presença de tecido de granulação; para a limpeza utiliza-se soro morno e a cobertura pode ser feita com placa de hidrocoloide.
Se, durante a inserção de sonda vesical de demora em paciente do sexo feminino, não houver drenagem de urina deve-se, verificar se a sonda está na vagina. Caso seja confirmado o posicionamento errôneo da sonda, deve-se retirá-la lentamente e inseri-la logo acima do primeiro local.
O agente Mycobacterium tuberculosis tem transmissão aérea por gotículas geradas durante a tosse, espirro ou conversação. Por ser uma partícula pesada e não permanecer suspensa no ar, a paciente poderá ocupar quarto privativo simples, com porta fechada.
No caso descrito, os cuidados necessários para as pessoas que entram no quarto incluem precauções de contato e uso de máscaras comuns. Além disso, os artigos e equipamentos devem ser exclusivos para a paciente.
Nesse caso, a enfermeira encarregada adotou corretamente as orientações preconizadas para o controle de infecções, visto que, flores e plantas devem ser evitadas nas áreas críticas por representarem riscos de transmissão de doenças.
No caso descrito, recomenda-se a adoção de precauções padronizadas associadas a precauções de contato.
A paciente poderá ficar em quarto com outros pacientes desde que se utilizem luvas para o seu cuidado e os equipamentos, como esfigmomanômetro e termômetro devem ficar restritos ao quarto.
Indivíduos de qualquer idade e HIV positivos sintomáticos podem ser vacinadas, contra tuberculose, com a vacina BCG.
A vacina contra o tétano é constituída por toxoide tetânico e é administrada por via intramuscular profunda, dando-se preferência ao músculo vasto-lateral da coxa.
A vacina contra a raiva para uso humano utilizada rotineiramente, é obtida em cultivo de células e aplicada em dose única diária, dependendo do esquema indicado.
Os dados relativos aos sinais vitais maternos e os batimentos cardíacos fetais, devem ser rigorosamente avaliados a fim de se detectar complicações.
A supervisão no pós-parto deve ser rigorosa a fim de detectar sinais de complicações, como atonia uterina.
Deve-se orientar a puérpera a diminuir a ingesta hídrica a fim de promover oliguria que, indiretamente, minimiza riscos de necrose tubular aguda.
Espera-se que o eletrocardiograma do paciente mostre ondas T elevadas em pico ou em tenda, o que indica a necessidade de reposição do potássio sérico.
Os sinais e sintomas esperados incluem: dor abdominal, poliúria, polidipsia, respiração de Kussmaul e hálito cetônico.
A insulinoterapia deverá ser instituída com insulina regular, que poderá ser administrada pela via intravenosa com infusão contínua ou em doses fracionadas pela via intramuscular ou subcutânea.
O trabalho de enfermagem em saúde mental deve estar fundamentado nos preceitos da assistência curativa, de práticas coadjuvantes, sendo o médico o centro do poder político e disciplinador.
São considerados critérios de saúde mental: autonomia e autodeterminação, atitudes positivas em relação a si próprio e competência social.