Questões de Concurso Público Prefeitura de Ipojuca - PE 2009 para Todos os Cargos, Nível Superior

Foram encontradas 50 questões

Q18463 Português
Preservam-se a correção gramatical e a coerência das ideias que se desenvolvem a partir da definição de "sinergia" (l.1) ao se acrescentar o seguinte trecho ao final do texto: Já sob baixa sinergia, as ações entre os membros do grupo tendem a acirrar conflitos e discórdias.
Alternativas
Q18464 Português
Na linha 4, preserva-se a correção gramatical do texto, bem como a coêrencia entre as ideias com a inserção do artigo uma, antes de "ação", mantendo o sinal indicativo de crase em "à" para indicar a presença da preposição a, exigida na complementação de "se refere".
Alternativas
Q18465 Português
A organização entre os argumentos mostra ser obrigatório o uso da vírgula depois de "elementos" (l.5); sua retirada provocaria erro gramatical e incoerência textual.
Alternativas
Q18466 Português
A forma verbal "torne" (l.10) está condicionada à estrutura sintática em que ocorre; por isso, sua substituição por torna desrespeitaria as regras gramaticais.
Alternativas
Q18467 Português
No desenvolvimento da textualidade, a expressão "Nessas condições" (l.14) refere-se, por relações de coesão, às condições de "baixa sinergia social" (l.7).
Alternativas
Q18468 Português
O tempo verbal empregado em "ocupar-se-ia" (l.2) indica que se trata de uma afirmação condicionada pelos argumentos a respeito da ação de ocupar-se, para sugerir que, de fato, não se realizam esses objetivos da "ciência" (l.1).
Alternativas
Q18469 Português
A substituição do sinal de ponto e vírgula depois de "ingeridas" (l.5) e de "real" (l.6), por vírgulas preservaria as regras de pontuação e a coerência, a clareza e a objetividade do texto.
Alternativas
Q18470 Português
Devido ao valor causal que exerce no período sintático, o trecho "Sendo concretas" (l.8) corresponde a Por serem concretas, pelo qual poderia ser substituído sem prejudicar a correção gramatical ou a coerência textual.
Alternativas
Q18471 Português
A preposição para, que rege a complementação de "não esteja claro" (l.10), estabelece, no texto, relações semânticas correspondentes à preposição a; por isso, esta poderia ser usada em lugar daquela, desde que se registrasse a crase, escrevendo-se àqueles.
Alternativas
Q18472 Português
A forma verbal "seria" (l.14) está flexionada no singular para concordar com "ciência" (l.15).
Alternativas
Q18473 Português
Depreende-se da argumentação do entrevistado que a pergunta do entrevistador admitiria, como resposta objetiva e coerente: Sim, os "fenômenos da globalização e da comunicação" (l.1) transformaram a cultura em "mercadoria descartável" (l.2-3).
Alternativas
Q18474 Português
Nas linhas 8 e 9, as duas ocorrências do pronome "se", em "se escreveu" e "se sentiu", respectivamente, marcam ações reflexivas e referem-se ao mesmo conjunto de pessoas: os jovens brasileiros.
Alternativas
Q18475 Português
Fazendo ajustes na pontuação e nas letras iniciais, o desenvolvimento das ideias do texto permite ligar a oração iniciada por "A cultura mais sofisticada (...)" (l.11-13) à que a antecede por uma conjunção que explicite sua função explicativa, escrevendo-se: A cultura refinada nunca foi para muita gente, pois a cultura mais sofisticada e profunda sempre foi um fenômeno restrito em que as barreiras de acesso sempre foram enormes.
Alternativas
Q18476 Português
A organização dos argumentos no texto mostra que o pronome relativo "que" (l.12) é obrigatoriamente regido pela preposição em, pois a preposição tem a função semântica de atribuir valor locativo ao termo, localizando "as barreiras de acesso" (l.12) no "fenômeno restrito" (l.12).
Alternativas
Q18477 Português
Preserva a coerência entre os argumentos, bem como a correção gramatical do texto, a indicação da ideia de abrangência do termo "uma demanda" (l.15-16) por meio da correspondente forma plural demandas.
Alternativas
Q18478 Português
O deslocamento da expressão "no mundo atual" (l.1) para depois de "globalização" (l.2) preservaria a correção gramatical e a coerência do texto, desde que as vírgulas no início e no fim dessa expressão fossem mantidas.
Alternativas
Q18479 Português
Preserva a coerência entre os argumentos e a correção gramatical do texto a substituição das formas flexionadas no plural, "aproximarem" e "incrementarem", ambas na linha 5, pelas correspondentes não flexionadas: aproximar e incrementar.
Alternativas
Q18480 Português
O desenvolvimento das ideias no texto permite que se omita o pronome "que" (l.7), sem prejudicar a correção gramatical ou a coerência do texto.
Alternativas
Q18481 Português
A flexão de plural em "esses processos de integração" (l.8-9) reforça que essa expressão retoma, na argumentação do texto, a ideia anteriormente referida como "conquistas tecnológicas" (l.6).
Alternativas
Q18482 Português
A partir da conjunção "mas" (l.11), subentende-se da organização das ideias no texto que um "processo de longo prazo" (l.10-11) pode não dispor de "sólidas fundações" (l.11) antes de ser definitivo.
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: E
4: C
5: E
6: E
7: E
8: C
9: C
10: E
11: E
12: E
13: C
14: C
15: C
16: C
17: C
18: E
19: E
20: C