Questões de Concurso Público ABIN 2010 para Oficial Técnico de Inteligência - Área de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas

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Q79853 Engenharia de Software
Suponha que uma equipe de programadores PHP tenha como
atribuição o desenvolvimento de um módulo de software a
partir da composição, da extensão ou da adaptação de um
framework. Com base nessa situação e considerando as boas
práticas do desenvolvimento e manutenção de sistemas,
incluindo-se as recomendadas pelos desenvolvedores de
extensões padronizadas para PHP, julgue os itens seguintes.

Caso o sistema de build do core engine do PHP gere arquivos com extensões .lo e .la, e o repositório padrão de software usado no desenvolvimento colaborativo desse engine seja o CVS (concurrent versioning system), então é correto que os programadores que desenvolvam módulos (extensions) para o engine coloquem, no diretório do projeto, arquivo com nome .Imagem 005.jpg, contendo uma lista dos arquivos com terminações .lo e .la, os quais não devem ser copiados para o repositório. É correto, ainda, que os programadores listem outras terminações de arquivo específicas do projeto que não estejam sujeitas ao controle de versões.
Alternativas
Q79907 Engenharia de Software
Julgue os itens a seguir, relativos a métodos de desenvolvimento de
software.

No SCRUM, um backlog consiste em uma lista de itens priorizados a serem desenvolvidos para um software. Essa lista é mantida no product owner, o qual pode alterá-la a qualquer momento, desde que os itens alterados não estejam na sprint backlog. Isso significa que product backlog e sprint backlog são estruturas similares.
Alternativas
Q79908 Engenharia de Software
Julgue os itens a seguir, relativos a métodos de desenvolvimento de
software.

Na extreme programming, os requisitos são expressos como cenários e implementados diretamente como uma série de tarefas. O representante do cliente faz parte do desenvolvimento e é responsável pela definição de testes de aceitação do sistema.
Alternativas
Q79909 Engenharia de Software
Julgue os itens a seguir, relativos a métodos de desenvolvimento de
software.

Para a verificação de resultados de um protótipo de sistema, podem-se utilizar testes back-to-back, nos quais os mesmos casos de teste são submetidos ao protótipo e ao sistema em teste a fim de se produzir um relatório de diferenças.
Alternativas
Q79910 Engenharia de Software
Com relação à engenharia de requisitos, julgue os itens a seguir.

Considerando-se o programa final como caixa preta, a validação dinâmica, ou teste, pode ser utilizada para identificar a ocorrência de defeitos no programa ou para confirmar se ele atende aos requisitos estabelecidos.
Alternativas
Q79911 Engenharia de Software
Com relação à engenharia de requisitos, julgue os itens a seguir.

Nos testes de caixa branca, o código-fonte do programa é usado para identificar testes de defeitos potenciais, particularmente no processo de validação, o qual demonstra se um programa atende a sua especificação.
Alternativas
Q79912 Engenharia de Software
Com relação à engenharia de requisitos, julgue os itens a seguir.

Requisitos não funcionais são restrições sobre os serviços ou as funções oferecidas pelo sistema, e podem ser, também, declarações de serviços que o sistema deve fornecer, como o sistema deve reagir a entradas específicas e como deve comportar-se em diversas situações.
Alternativas
Q79913 Engenharia de Software
Com relação à engenharia de requisitos, julgue os itens a seguir.

Em sistemas de grande porte, um único requisito pode ser implementado por diversos componentes; cada componente, por sua vez, pode incluir elementos de vários requisitos, o que facilita o seu reúso, pois os componentes implementam, normalmente, uma única abstração do sistema.
Alternativas
Q79914 Engenharia de Software
Com relação à engenharia de requisitos, julgue os itens a seguir.

Se os requisitos forem organizados de acordo com os diversos pontos de vista relativos a grupos de usuários do sistema, é possível identificar aqueles comuns a todos ou à maioria dos pontos de vista. Esses requisitos comuns podem estar relacionados a assuntos separados, implementados como extensões da funcionalidade central.
Alternativas
Q79915 Engenharia de Software
No que concerne a conceitos de programação orientada a
objetos, julgue os itens que se seguem.

Classes são constituídas por interfaces e nelas definidas. O nome de uma classe deve ser único e tem escopo dentro da interface na qual é declarado.
Alternativas
Q79916 Engenharia de Software
No que concerne a conceitos de programação orientada a
objetos, julgue os itens que se seguem.

Um objeto apresenta três características básicas, o estado, a identidade e o comportamento. A parte de dados de um objeto é definida por um conjunto de mensagens, e a porção funcional, por um conjunto de atributos.
Alternativas
Q79917 Engenharia de Software
No que concerne a conceitos de programação orientada a
objetos, julgue os itens que se seguem.

Objeto é o agrupamento de classes similares que apresentam os mesmos atributos e operações. Na definição de uma classe, é necessário estabelecer a que objeto ela ocorre como instância.
Alternativas
Q79918 Engenharia de Software
No que concerne a conceitos de programação orientada a
objetos, julgue os itens que se seguem.

Polimorfismo permite estabelecer uma interface comum que define os atributos que um objeto pode receber em um grupo de classes criadas por herança. Assim, ao longo de uma hierarquia de classes, uma operação pode ter o mesmo nome compartilhado, e cada pacote, uma implementação diferente.
Alternativas
Q79919 Engenharia de Software
No que concerne a conceitos de programação orientada a
objetos, julgue os itens que se seguem.

Mensagem é uma solicitação entre classes para invocar certa operação, particularmente quando ocorre polimorfismo. Identidade é uma propriedade de um objeto que o distingue de todos os demais, sendo preservada até mesmo quando o estado do objeto muda completamente.
Alternativas
Q79920 Engenharia de Software
No que concerne a conceitos de programação orientada a
objetos, julgue os itens que se seguem.

Herança é um mecanismo de reutilização de classes e atributos definidos em classes gerais por classes mais específicas que pode ser utilizado para expressar tanto associações quanto generalizações. Em herança linear múltipla, ocorrem múltiplas superclasses para uma mesma subclasse. As superclasses irão se comportar como classes concretas somente para o objeto instanciado na subclasse de herança múltipla, permanecendo abstratas para instâncias regulares.
Alternativas
Q79921 Engenharia de Software
Imagem 032.jpg

Considerando a figura acima, que ilustra um diagrama de caso de uso da UML, julgue os itens subsecutivos.

O diagrama de caso de uso mostrado apresenta um erro, já que não faz sentido o ator Imagem 033.jpg ou Imagem 034.jpg realizar um Imagem 035.jpg e Imagem 036.jpg. Estaria correto, porém, se o caso de uso identificado por (h) fosse denominado Imagem 037.jpg, significando que, ao sacar, haverá, obrigatoriamente, um registro de movimento.
Alternativas
Q79922 Engenharia de Software
Imagem 032.jpg

Considerando a figura acima, que ilustra um diagrama de caso de uso da UML, julgue os itens subsecutivos.

Na UML, associações de inclusão são utilizadas quando existe um serviço, situação ou rotina comum a mais de um caso de uso. A partir da figura, é correto afirmar que um Imagem 038.jpg pode acessar o seu Imagem 039.jpg diretamente; e que, para encerrar a conta de um cliente, o caso de uso Imagem 040.jpg, opcionalmente, pode verificar o Imagem 041.jpg desse cliente.
Alternativas
Q79923 Engenharia de Software
Com relação aos diagramas da UML, julgue os itens de 128 a 133.

Um caso de uso pode não gerar um diagrama de sequência, a exemplo do que ocorre com os de tipo <<extend>>.
Alternativas
Q79924 Engenharia de Software
Com relação aos diagramas da UML, julgue os itens de 128 a 133.

Enquanto os diagramas de sequência representam cronologicamente a ocorrência dos eventos e as chamadas das mensagens, os diagramas de colaboração representam a organização estrutural dos objetos - como eles estão vinculados - e as mensagens que trocam entre si. Devido a suas semelhanças, ambos são conhecidos por diagramas de interação .
Alternativas
Q79925 Engenharia de Software
Com relação aos diagramas da UML, julgue os itens de 128 a 133.

A figura a seguir ilustra um diagrama de gráfico de estados ou de máquina de estados que pode ser utilizado para representar os estados de um sistema como um todo. As transições externas ocorrem durante um estado do objeto e podem modificá-lo, enquanto as autotransições saem do estado atual do objeto, podem executar alguma ação e retornam ao mesmo estado inicial.

Imagem 042.jpg

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: C
5: C
6: E
7: E
8: E
9: E
10: E
11: E
12: E
13: E
14: E
15: E
16: C
17: E
18: C
19: C
20: E