Questões de Concurso Público Banco da Amazônia 2010 para Técnico Científico - Engenharia Florestal
Foram encontradas 7 questões
Ao se avaliar um projeto usando o VPL como critério de decisão, aceitam-se os investimentos com VPL positivo e, consequentemente, rejeitam-se aqueles com VPL negativo e, para as oportunidades de investimentos mutuamente exclusivas, escolhe-se aquela com maior VPL.
Projetos com duração definida terão VPL positivo quando o valor presente das receitas for maior que o valor presente dos custos. Em função disso, são esperados valores maiores de VPL com o aumento do valor da taxa interna de desconto.
O VPL para culturas de duração definida pode ser calculado usando-se a fórmula a seguir, em que Rt é o custo total ao final do ano ou período de tempo t; Ct é a receita total ao final do ano ou período de tempo t; i é a taxa de desconto; e n, a duração do projeto em anos ou período de tempo.
A rentabilidade econômica dos sistemas agrossilviculturais 1 e 2 apresentados na tabela tem nas culturas anuais seus maiores representantes, responsáveis por mais de 80% da rentabilidade.
O sistema 2 da tabela é o sistema agrossilvicultural que apresenta viabilidade econômica, pois, por possuir uma maior quantidade de espécies, apresenta maior rentabilidade.
Para se tornar viável economicamente e assim atender as questões sociais e ambientais da comunidade do sistema 1 da tabela, devem-se eliminar algumas culturas de baixa rentabilidade, como arroz, centrossema, mucuna, columbrina e glicídia, e centrar esforços no sentido de aumentar a produção das outras culturas, principalmente o cupuaçu, o açaí e a pupunha.
Na determinação da rentabilidade de um investimento em projetos florestais, podem ser utilizados como indicadores de viabilidade: a relação benefício-custo; o ponto de nivelamento; e a remuneração da mão de obra familiar.