Questões de Concurso Público INCA 2010 para Analista em C&T Júnior - Comunicação Social - Relações Públicas
Foram encontradas 17 questões
As relações na Internet promovem comunicação indireta, caracterizada pelo distanciamento físico e pela coletivização das consciências.
O modelo de comunicação interativa representado pela Internet reforça o monopólio da informação das organizações.
A dinâmica de comunicação entre os indivíduos, que envolve a identificação, a consideração e o respeito de opiniões, ocorre em menor velocidade na Internet.
Multiplicidade e não-linearidade de mensagens são características da Internet.
Ações transparentes e intercâmbio permanente com o ambiente externo permitem à área de comunicação da organização antecipar-se e melhor atuar nas situações de conflito.
A comunicação institucional é responsável pelo diálogo da organização com seu público interno.
O comportamento da instituição, sua forma de se comunicar e os elementos visuais que escolhe para fazer-se representar são fatores determinantes da sua identidade corporativa, que é intangível.
A identidade corporativa é única, porque são únicos os atributos que descrevem ou definem cada organização, como valores, produtos e serviços.
A identidade corporativa é composta, entre outros atributos, pela interpretação dos públicos quanto ao que é a organização e o que ela faz.
Na Web 1.0, as expressões comunicacionais ocorrem com menor intervenção do receptor ou do usuário no conteúdo da comunicação, com menor capacidade de personalização do conteúdo, predomínio do emissor sobre o conteúdo e de suas relações com o usuário, em comparação com a Web 2.0.
Identidade corporativa é diferente de identidade de marca, conjunto de referenciais visuais de uma marca, como nome, símbolo e letra.
O conjunto de concepções da Escola de Frankfurt, que tem em Horkheimer um de seus principais teóricos, é também chamado de teoria crítica da comunicação.
O sistema geral de comunicação desenvolvido por Shannon e Weaver foi originalmente um modelo humanista. Os conceitos foram rapidamente apropriados à formulação de modelos diálogos de comunicação.
A teoria matemática da comunicação representa uma crítica ao conceito de sociedade de massa, entendida como um conjunto homogêneo de indivíduos indiferenciáveis, imersos no anonimato e condenados ao isolamento e à alienação.
Marhall McLuhan, criador da expressão aldeia global, também foi um dos fundadores da media ecology, que tratava do estudo entre os meios de comunicação, símbolos e cultura.
Em comunicação, o funcionalismo identifica-se com os estudos latinoamericanos. Sua principal preocupação é o estudo do público, geralmente por meio do desenvolvimento de pesquisas de campo acerca do comportamento das pessoas.
A teoria hipodérmica da comunicação utilizou métodos de experimentação e observação das ciências naturais e biológicas para compreender os efeitos dos meios de comunicação sobre uma sociedade em massa.