Questões de Concurso Público INCA 2010 para Técnico 1 – Enfermagem - Oncologia Clínica
Foram encontradas 60 questões
Com referência ao quadro clínico acima, julgue os itens a seguir.
É necessária a troca do acesso venoso por outro de acesso central, uma vez que drogas vesicantes/irritantes em infusão de uso prolongado não devem ser administradas por acesso periférico.
Com referência ao quadro clínico acima, julgue os itens a seguir.
O acesso periférico deve ser trocado por outro em local proximal em relação ao anterior ou ainda preferencialmente no outro membro. O dispositivo de escolha deve ser o scalp ou o jelco
Com referência ao quadro clínico acima, julgue os itens a seguir.
Embora o local do único acesso venoso descrito seja adequado para a administração da doxorrubicina, deve-se fixar o jelco com fita transparente, para que se visualizem possíveis extravasamentos.
Com referência ao quadro clínico acima, julgue os itens a seguir.
Devido ao bom fluxo e refluxo venoso do acesso e ao tempo de punção, não será necessária nenhuma modificação, podendo-se utilizar o referido acesso para início imediato do tratamento quimioterápico.
orientar o paciente a fazer a aplicação de compressas de água morna no local da vermelhidão e liberá-lo; em seguida, o atendente deve fazer a correspondente anotação de enfermagem e comunicar o ocorrido ao enfermeiro responsável.
manter elevado o membro que apresenta vermelhidão, iniciar a aplicação de compressas mornas no local da dor e fazer que o paciente aguarde até a avaliação do enfermeiro e do médico responsáveis.
informar o paciente com relação aos efeitos adversos em local de aplicação de quimioterápicos, orientá-lo a manter membro dolorido elevado, dispensá-lo e comunicar o fato ao médico.
deixar o paciente confortável e recomendar-lhe repouso por pelo menos duas horas após o procedimento, verificar o curativo da punção e notificar eventuais sangramentos ou perda liquórica.
ficar atento a sinais de irritação meníngea, os quais incluem hipertermia, confusão mental, dor lombar, sonolência e convulsões.
Deve-se usar equipamento de proteção individual sempre que houver contato com quimioterápicos, excretas e secreções de pacientes submetidos a tratamento antineoplásico, até 48 horas após o termino desse tratamento.
Todo material contaminado, como roupas de cama, vestimentas do paciente, toalhas e roupas de uso pessoal devem ser manipulados com luvas de procedimento e acondicionado em saco plástico com o símbolo de material contaminante.
Com referência à situação clínica acima, julgue os itens que se seguem.
Deve-se orientar o paciente e sua família acerca dos efeitos colaterais de cada droga e encaminhá-los para receber demais orientações do enfermeiro.
Com referência à situação clínica acima, julgue os itens que se seguem.
Como parte integrante do corpo de enfermagem, o atendente deve trabalhar para a redução do estresse psicológico do paciente e de sua família, aliando conhecimento científico a empatia, afetividade, sinceridade e comunicação.
No atendimento ao quadro clínico acima, o enfermeiro deve
admitir o paciente imediatamente, colocá-lo em repouso absoluto e preparar material para suporte de O2 e acesso venoso.
No atendimento ao quadro clínico acima, o enfermeiro deve
adotar protocolo assistencial para compressão de veia cava superior.
manter o paciente sob vigilância, chamar imediatamente o enfermeiro responsável e aguardar equipe médica para primeiros procedimentos.
assegurar acesso venoso calibroso e manter vigilância constante, além de fazer controle hemodinâmico frequente e manter o paciente aquecido.
manter o paciente sentado e acordado na medida do possível e chamar o enfermeiro responsável.
providenciar material e medicamentos para emergências e suporte de oxigênio.
colaborar com a equipe médica, mantendo a calma e o rigor técnico durante o atendimento.