Questões de Concurso Público INCA 2010 para Tecnologista Júnior – Dermatologia
Foram encontradas 60 questões
Na reação tipo I ou anafilática, a lesão tissular decorre da ação de substâncias vasoativas liberadas pela interação de um antígeno com o anticorpo tipo IgA.
Os anticorpos do tipo IgE são homocitotrópicos, ou seja, têm grande afinidade por determinadas células, como os mastócitos dos tecidos e os basófilos circulantes.
Na anafilaxia local, a administração intradérmica do antígeno resulta na clássica tríplice resposta de Lewis: eritema no ponto de inoculação, urticária e eritema reflexo.
Na reação tipo II ou citotóxica, o dano tissular ocorre pela interação do anticorpo do tipo IgE com antígenos intrínsecos.
Na reação tipo II, embora a lesão tissular possa resultar da simples combinação antígeno-anticorpo, geralmente a citólise requer fixação e ativação do complemento.
Um exemplo de reação tipo II em transplantados renais tratados com soro antilinfocitário para prevenção da rejeição é o aparecimento de autoanticorpos contra a membrana basal do glomérulo e a consequente glomerolonefrite.
A dermatose caracterizada pela reação tipo II é o pênfigo foliáceo, no qual existem autoanticorpos dirigidos a componentes da zona da membrana basal, com clivagem dermoepidérmica ao nível da lâmina lúcida.
Na reação tipo III ou de complexos antígeno-anticorpo solúveis, os complexos imunes formados nos espaços tissulares precipitam-se, fixam complemento e geram reação inflamatória tecidual.
Na reação tipo IV ou por hipersensibilidade tardia, as lesões resultam da interação do antígeno com linfócitos sensibilizados.
Reação de Mitsuda e a rejeição de enxertos são exemplos da reação tipo IV.
Antígenos incompletos são aqueles que por si só estimulam a síntese de anticorpos.
Haptenos são antígenos que se ligam a proteínas humorais ou tissulares para estimular a produção de anticorpos.
Os antígenos têm com principais propriedades a capacidade de reagir com anticorpos (imunogenicidade) e a capacidade de gerar anticorpos (antigenicidade).
Os antígenos possuem moléculas capazes de reagir com o anticorpo, os determinantes antigênicos, responsáveis pela especificidade do antígeno.
Antígenos xenogênicos ou heterólogos são aqueles encontrados em espécies não relacionadas filogeneticamente.
Antígenos autólogos são constituídos por componentes corpóreos que geram autoanticorpos.
Antígenos homólogos ou alogênicos são aqueles que distinguem indivíduos de uma mesma espécie, como os antígenos de histocompatibilidade HLA.
Nesses pacientes, as infecções fúngicas mais frequentes são as candidoses, que podem ter manifestações cutâneas variadas, como máculas, pústulas, lesões nodulares ou nódulo- pustulosas.
Quando da criptococose disseminada, a maioria desses pacientes apresenta lesões cutâneas, sendo raro o acometimento do sistema nervoso central.
O tratamento de verrugas por HPV em pacientes imunossuprimidos deve ser mais rigoroso, pois há maior tendência de transformação maligna nesses indivíduos.