Questões de Concurso Público INCA 2010 para Tecnologista Júnior – Diagnóstico Por Imagem (Radiologia)
Foram encontradas 60 questões
A espectroscopia de prótons por RM permite discriminar infiltração tumoral de edema vasogênico perilesional, uma vez que este não modifica as razões metabólicas do espectro e aquela usualmente mostra aumento da colina e redução do N-acetil aspartato.
A espectroscopia de prótons por RM permite distinguir tumor recorrente de radionecrose, pois esta mostra desaparecimento de todos os metabólitos do espectro, à exceção dos lipídios livres, e o tumor recorrente ou residual apresenta pico persistente de colina e relação colina/N-acetil aspartato elevada.
O sinal da cauda dural, que pode ser encontrado tanto em lesões extra-axiais como em lesões intra-axiais, de natureza neoplásica ou inflamatória, não é indicador específico de infiltração tumoral meníngea quando associado a tumor intracraniano, podendo representar apenas um processo reativo, caracterizado por vasocongestão e edema intersticial da dura-máter.
O retinoblastoma é a causa mais comum de leucocoria, que pode ser decorrente também de outras condições, denominadas pseudorretinoblastomas, as quais incluem doença de Coats, vítreo primário hiperplásico persistente, endoftalmite larvar e fibroplasia retrolental.
Na avaliação por tomografia computadorizada de criança com leucocoria, o achado de calcificação em lesão intraocular é específico para retinoblastoma, permitindo distinguir esta condição de outras lesões.
Em portadores de retinoblastoma hereditário, a avaliação por imagem deve incluir todo o conteúdo craniano, pois o achado de lesões nas regiões pineal e parasselar indica doença metastática e influencia a conduta terapêutica e o prognóstico.
Os gliomas das vias ópticas representam o tumor intraconal mais comum da infância, têm aspecto de imagem específico à tomografia computadorizada e à ressonância magnética, e comprometimento bilateral é virtualmente diagnóstico de neurofibromatose 1.
Rabdomiossarcoma é o câncer extraocular é mais comum em crianças, sendo bilateral em até 10% dos casos.
Leucemia e linfoma são responsáveis por 10% dos tumores orbitais na infância, e uma das formas mais comuns de comprometimento é o cloroma, tipicamente associado à leucemia linfoide aguda.
À tomografia computadorizada, os achados de espessamento e deslocamento lateral de prega ariepiglótica, dilatação de seio piriforme e dilatação de ventrículo laríngeo são sinais frequentemente observados de paralisia da prega vocal ipsilateral.
Nos pacientes com comprometimento da região subglótica a mais de 10 mm das pregas vocais verdadeiras, seja primário, seja por extensão direta de carcinoma glótico ou supraglótico, a única opção cirúrgica é a laringectomia total.
A frequência de câncer em nódulos tireoidianos isoecoicos é de 20%, quando o halo perinodular é completo, e de 50%, quando o halo perinodular é incompleto.
Microcalcificações tireoidianas correspondem a corpúsculos psamomatosos, uma das características mais específicas de câncer tireoidiano, com especificidade em torno de 90% e valor preditivo positivo entre 40% e 95%.
Calcificações grosseiras em nódulo tireoidiano solitário são de natureza distrófica e indicam processo benigno, a menos que estejam associadas a microcalcificações.
Na pesquisa de realce de nódulo pulmonar solitário (protocolo de Swensen), resultados falso-negativos podem decorrer de tumores com necrose ou produtores de mucina.
Em pacientes com histórico de carcinoma epidermoide de cabeça e pescoço, o achado de nódulo pulmonar solitário novo mais provavelmente corresponde a doença metastática.
Carcinoma broncogênico situado em brônquio principal a 3 cm da carina principal é considerado T3, independentemente de suas dimensões.
Segundo diretrizes recentes, um nódulo solitário não sólido de 15 mm e persistente por seis meses deve ser ressecado, mesmo que não cresça nesse período de intervalo, sem necessidade de investigação suplementar com PET-CT ou biópsia.
Calcificação central em nódulo pulmonar solitário constitui indicador seguro de processo benigno, ainda que o nódulo tenha contorno espiculado.
Embora a presença de gordura em nódulo pulmonar solitário seja altamente sugestiva de natureza benigna, algumas lesões malignas podem conter gordura, como metástases de lipossarcoma ou de carcinoma de células renais.