Questões de Concurso Público INCA 2010 para Tecnologista Júnior – Endoscopia Digestiva
Foram encontradas 60 questões
Os sintomas mais frequentes do acometimento esofágico na SIDA/AIDS são disfagia e odinofagia.
A infecção viral mais comum do esôfago na SIDA/AIDS é causada pelo herpes vírus, contribuindo com cerca de 45% das úlceras esofágicas detectadas à endoscopia digestiva.
O esôfago pode ser acometido por úlceras rasas pequenas, bordas hiperemiadas, e o fator etiológico é o próprio vírus HIV.
O esôfago é o local onde ocorre a maior frequência de infecções oportunistas; a esofagite, causada pelo fungo Candida albicans, é a mais prevalente.
A classificação de Wilcox avalia o grau de acometimento do esôfago pelas infecções oportunistas nos pacientes com HIV.
O adenoma serrilhado ou serrated adenoma, é um pólipo hiperplásico serrilhado em degeneração adenomatosa e à magnificação de imagem apresenta um misto de padrão de criptas II e III-S.
Os pólipos tubulares são os que oferecem maior risco de malignização e os vilosos, menor risco
Pólipos adenomatosos maiores, mas em menor número, oferecem menor risco de malignização
Todos os pólipos adenomatosos impossibilitados de ressecção endoscópica deverão ser retirados por cirurgia.
Os pólipos malignizados considerados de bom prognóstico são aqueles que possuem células carcinomatosas bem diferenciadas, com margem de ressecção endoscópica livre de tumor de pelo menos 2 mm, e sem invasão de vasos linfáticos ou intravascular.
A ligadura elástica é uma opção de profilaxia primária em pacientes com alto risco de sangramento e com intolerância a profilaxia medicamentosa, com resultados melhores que a escleroterapia profilática.
Quando se compara a ligadura elástica com a escleroterapia, não há diferenças estatisticamente significativas nos índices de erradicação das varizes, recidiva hemorrágica nem mesmo nos índices de complicações.
No sangramento ativo das varizes, a escleroterapia e a ligadura elástica têm-se mostrado efetivas, diferentemente de outras modalidades de tratamento, como a farmacológica e a mecânica, cuja efetividade é só imediata.
Conceitualmente, o câncer gástrico avançado é caracterizado por qualquer dos seguintes fatores diagnósticos: aspecto endoscópico característico, presença de metástases linfonodais, tamanho superior a 30 mm, invasão da camada muscular própria e(ou) surgimento de sintomas constitucionais.
Os critérios utilizados para a classificação de Laurén têm como base a histologia e citologia dos carcinomas, secreção de muco e tipo de crescimento.
Pregas gástricas espessadas, gigantes, de aspecto infiltrativo, muitas vezes ulceradas, tipo gastrite-like, são achados endoscópicos sugestivos de linfoma gástrico, mas não são alterações patognomônicas dessa afecção, devendo ser feito diagnóstico diferencial com outras doenças granulomatosas.
O gânglio de Virchow é um tumor metastático do câncer gástrico, localizado em região supraclavicular direita, na região anterolateral, facilmente palpável.
Na síndrome de Gardner, os pólipos são do tipo hamartoma e raramente evoluem para malignização.
Na gastrostomia endoscópica, a síndrome de sepultamento do anteparo interno tem como principal fator precipitante a excessiva tensão entre os anteparos interno e externo.
As contraindicações absolutas para a realização de gastrostomia endoscópica incluem coagulopatia grave, estômago intratorácico, gastrectomia subtotal, cirurgia abdominal prévia em andar supramesocólico, hipertensão portal e doenças em fase terminal.