Questões de Concurso Público INCA 2010 para Tecnologista Júnior – Infectologia
Foram encontradas 60 questões
No registro de variáveis contínuas, a exatidão do registro tem fundamental valor para que estas não sejam transformadas em variáveis categóricas.
O teste qui-quadrado é utilizado quando se pretende avaliar a associação entre duas variáveis categóricas.
O teste t de Student é amplamente utilizado na comparação entre médias variáveis, em situações onde se tenham amostras com n > 100.
A vigilância epidemiológica hospitalar é capaz de detectar surtos, identificar fatores e populações de risco e de identificar medidas de controle das infecções, não sendo, no entanto, capaz de interferir nas ações a serem executadas para a prevenção dessas.
Estudos de incidência — casos novos de infecção detectados em determinado local e período de tempo — apresentam como vantagem a possibilidade de identificação precoce de surtos, apesar de serem geralmente caros e tenderem a consumir muito tempo.
Estudos de prevalência — casos de infecções presentes em determinado lugar e período de tempo, incluindo casos novos e antigos não resolvidos — apresentam-se como úteis na mensuração do risco de uma população exposta a determinado fator.
A escolha da técnica de vigilância a ser adotada em um serviço está relacionada com os recursos disponíveis.
O método de vigilância passivo, no qual as infecções são identificadas e relatadas por qualquer membro da equipe de assistência, apresenta baixa sensibilidade e especificidade, levando à identificação precária da ocorrência de infecções.
A flebite, complicação mais comum decorrente da utilização de cateteres venosos periféricos, constitui fenômeno infeccioso na grande maioria das vezes e, menos frequente fenômeno físico-químico.
Constituem fatores associados à infecção em cateteres venosos periféricos a inserção em membros inferiores, no caso de pacientes adultos; a inserção de emergência e a infusão de soluções com altos valores de pH.
Cateteres arteriais periféricos apresentam menos risco de infecção quando comparados a cateteres venosos periféricos, devido à sua exposição a uma pressão vascular mais alta.
Cateteres venosos centrais não tunelizados são responsáveis pela maioria das infecções de corrente sanguínea associadas a dispositivos intravasculares.
A infecção do trato urinário relacionada à sondagem vesical de demora é uma das mais comuns no ambiente hospitalar.
São complicações decorrentes de infecção urinária: abscessos renais e perinefréticos, uretrite, epididimite e bacteremia.
A incidência de bacteriúria em pacientes sondados varia entre 40% e 50% por dia.
A ocorrência de infecções do trato urinário relacionadas à sondagem vesical de demora em ambiente hospitalar não apresenta relação com o aumento da mortalidade e morbidade.
Para o tratamento de infecções do trato urinário relacionadas à sondagem vesical de demora em ambiente hospitalar, o uso de fluoroquinolonas não se mostra tão eficaz quanto o de aminoglicosídios, devendo esses últimos ser priorizados como drogas de escolha.
Apesar de pouco relacionadas ao aumento da mortalidade, as infecções de sítio cirúrgico estão associadas com significativo aumento da permanência hospitalar e dos custos hospitalares.
A contaminação do sítio cirúrgico é em fator importante para o desenvolvimento de infecções, porém não constitui o único fator fundamental para o desenvolvimento desse processo.
Os microrganismos contaminantes de infecções de sítio cirúrgico, são, em sua grande maioria, advindos da flora endógena da pele ou das mucosas e vísceras do próprio paciente.