Questões de Concurso Público INCA 2010 para Tecnologista Júnior – Prevenção do Câncer
Foram encontradas 59 questões
Tendo texto acima como referência inicial, julgue o item seguinte.
A ocorrência do câncer é mensurada pela taxa de incidência e geralmente expressa por 10.000 pessoas/ano.
Tendo texto acima como referência inicial, julgue o item seguinte.
Taxa de mortalidade por câncer representa o numero total de mortes, geralmente expressa por 10.000 habitantes em um determinado período.
Tendo texto acima como referência inicial, julgue o item seguinte.
Uma característica fundamental de muitos cânceres é que a incidência e as taxas de mortalidade aumentam exponencialmente com o aumento da idade do indivíduo.
Tendo texto acima como referência inicial, julgue o item seguinte.
A epidemiologia descritiva não pode fazer uso de dados secundários (dados preexistentes de mortalidade e hospitalizações, por exemplo) e primários (dados coletados para o desenvolvimento do estudo).
O câncer de mama é o segundo tipo mais comum de câncer entre as mulheres.
O número de casos novos de câncer de mama esperados para o Brasil em 2010 é de aproximadamente 50.000 casos novos, com um risco estimado de 49 casos a cada 100 mil mulheres.
Os fatores de risco relacionados à vida reprodutiva da mulher (menarca tardia, nuliparidade, idade da primeira gestação a termo acima dos 30 anos de idade, anticoncepcionais orais, menopausa precoce e terapia de reposição hormonal) estão bem estabelecidos em relação ao desenvolvimento do câncer de mama.
A idade continua sendo um dos mais importantes fatores de risco. As taxas de incidência aumentam rapidamente até os 50 anos e, posteriormente, esse aumento ocorre de forma mais lenta.
A amamentação, a prática de atividade física e a alimentação saudável, com a manutenção do peso corporal, estão associadas a um menor risco de desenvolvimento do câncer de mama.
Uma das consequências do crescimento da população idosa é o aumento da demanda por serviços médicos e sociais.
Estudos epidemiológicos têm mostrado que doenças e limitações são consequências inevitáveis do envelhecimento.
O uso de serviços preventivos, a eliminação de fatores de risco e a adoção de hábitos de vida saudáveis são pouco importantes na determinação do envelhecimento saudável.
Uma característica fundamental dos estudos epidemiológicos é que o status de exposição dos participantes é determinado por fatores outros que não a randomização.
Uma vantagem dos estudos observacionais é que fatores externos outros podem estar correlacionados tanto com o fator de exposição (exemplo: tabagismo) quanto à doença de interesse do estudo (exemplo: enfisema pulmonar).
Estudos epidemiológicos são frequentemente caracterizados como observacionais.
Os estudos analíticos caracterizam a prevalência de um fator de risco e ou a ocorrência de uma doença em uma população.
Os estudos descritivos identificam características pessoais, localização geográfica e períodos de tempo que podem estar associados a um risco baixo ou elevado de câncer.
Os estudos analíticos são mais apropriados para testar hipóteses, por exemplo, medindo a associação entre a exposição de um individuo a um fator de risco e a doença subsequente.
Estima-se que 80% a 90% da incidência de câncer de pulmão seja atribuída ao fumo.
Comparados aos não fumantes, os tabagistas têm cerca de cinco vezes mais risco de desenvolver câncer de pulmão.