Questões de Concurso Público INSS 2010 para Engenheiro Elétrico
Foram encontradas 60 questões
Supondo que o sinal vi (t) seja senoidal e tenha frequência igual a 60 Hz, então, as reatâncias capacitiva e indutiva no circuito terão valores de 1Ω e 0,377 Ω, respectivamente.
Se a tensão de entrada vi (t) for uma tensão constante e igual a 40 V, então, em regime permanente, a corrente i(t) assumirá um valor constante igual a 2 mA
Se a tensão de entrada vi (t) for uma tensão constante e igual a 40 V, então, em regime permanente, a tensão vo(t) assumirá um valor constante igual a 10 V.
Caso o sinal de entrada vi (t) fosse um sinal senoidal com amplitude igual a 10 V e frequência de 100 MHz, então a tensão de saída vo(t) seria também senoidal, mas teria amplitude de 5 V.
Caso o capacitor estivesse com defeito e funcionasse como se estivesse em curto-circuito, a tensão de saída vo(t) seria diferente de zero, se a tensão de entrada fosse senoidal.
Caso a tensão de entrada vi (t) seja constante e ocorra retirada do capacitor do circuito, sendo mantidos os demais componentes do circuito, a retirada do capacitor não afetará a tensão de saída em regime permanente.
As equações de malha a seguir descrevem corretamente as relações entre tensões e correntes no circuito:
8 - 4 I1 +3( I1 + I2) = 0
5 - 2 I1 + 3( I1 + I2) = 0
A equação ( V1 - 8 ) /2 + V1/3 + ( V1 - 5 )/4 = 0 descreve corretamente a relação entre a tensão nodal V1, as tensões das fonte de 8 V e de 5 V e as resistências do circuito.
A tensão nodal V1 é igual a 63/13 V
A corrente I1 é igual a 41/26 A.
Se a tensão de entrada vi (t) tiver o valor igual a 0 V e, instantaneamente, esse valor subir para 5 V, permanecendo nesse valor nos instantes subsequentes, então, logo imediatamente após essa variação instantânea, o valor da tensão no capacitor será igual a 5 V
Se a tensão de entrada vi(t) tiver o valor igual a 0 V e subir instantaneamente para 5 V, permanecendo nesse valor nos instantes de tempo subsequentes, então, ao longo do tempo, a partir desse instante no qual ocorrer a variação, a tensão de saída vo(t) irá se aproximar de forma assintótica do valor de tensão 5 V.
Se a tensão de entrada vi (t) tiver o valor de 0 V e subir, no instante t = 0, instantaneamente, para 5 V, permanecendo nesse valor nos instantes subsequentes, então a tensão de saída vo(t), em V, será dada por v0= 5( e-0,01t - 1)
No domínio da frequência, o circuito mostrado funciona como um filtro passa-baixa.
No domínio da frequência complexa, a função de ransferência entre o sinal de saída vo(s) e vi (s), em que s é perador da transformada de Laplace, é dada por
Se a tensão de entrada vi (t) for senoidal, então, quanto maior for a frequência do sinal de entrada, menor será a impedância do capacitor.
Em condutores metálicos, as cargas que efetivamente se movem são os elétrons, que são cargas negativas.
Em materiais isolantes, quanto menor for a condutividade, menor será a energia necessária para excitar um elétron.
Em materiais isolantes, quanto maior for o gap de energia, maior será a condutividade.
Em condutores metálicos, a condutividade não varia com a temperatura.