Questões de Concurso Público SEDU-ES 2010 para Professor B — Ensino Fundamental e Médio — Arte
Foram encontradas 50 questões
Como técnica de representação gráfica, a perspectiva linear foi desenvolvida e aplicada durante o Renascimento.
A reprodução de objetos tridimensionais no plano foi possível a partir dos princípios ópticos e geométricos enunciados por Brunelleschi, Leonardo Da Vinci e Piero de La Franccesca — artistas da Idade Média.
Em sua pintura, Cézanne subordinava-se às leis da perspectiva. Portanto, sua concepção da composição consistia em ver a natureza representada por um único ponto.
A perspectiva linear aplicada para representar os espaços interiores é organizada a partir de vários pontos, levando-se em consideração a geometria do espaço.
Fernando Botero pinta e esculpe, em formas bastante arredondadas, o corpo humano.
As esculturas de Rodin mostram o corpo humano modelado com grande expressividade, vigor e realismo, celebrando a individualidade e a materialidade do corpo representado.
A figura humana é central na obra de Giacometti. Suas esculturas marcam a expressividade da imagem e do objeto, figuras humanas eram projetadas verticalmente no espaço, representando corpos extremamente alongados e finos.
Pablo Picasso, considerado um dos mais importantes artistas do século XX, destacou-se em diversas áreas das artes plásticas: pintura, escultura, artes gráfica e cerâmica. Porém, nunca abordou a temática do corpo humano em suas obras.
Os artistas românticos voltavam-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, os amores trágicos e os ideais utópicos. É fundamentalmente marcante, no estilo romântico, a valorização dos sentimentos e da imaginação.
O estilo romântico reforça uma estética a favor do convencionalismo e do tecnicismo.
Goya, Tumer e Delacroix são exemplos dos principais artistas do romantismo.
Para que um a obra de arte esteja completa, o artista necessariamente tem de empregar todos os elementos da arte.
A escultura é uma linguagem da arte que trabalha a forma e o espaço para realizar a tridimensionalidade.
As linhas determinam a convergência da visão para o centro de interesse, ou divergem para fora do centro de interesse da obra. São elas que podem definir a atmosfera na composição artística.
A carranca é uma escultura com forma humana ou animal, entalhada em madeira e utilizada a princípio na proa das embarcações que navegam pelo rio São Francisco. No Brasil, a carranca difundiu-se como uma forma de arte popular.
Mestre Vitalino é o artesão mais célebre de Caruaru. Suas obras, esculturas feitas a mão em barro ou madeira, são representativas sobretudo no Folclore de Pernambuco.
O folclore não é um conhecimento cristalizado, mas transforma-se no contato entre culturas distintas, nas migrações, e através dos meios de comunicação.
Os ex-votos não são considerados manifestações artísticas populares.
A pintura e a escultura neoclássicas apresentam temas solenes, históricos, literários, alegóricos e mitológicos.
A arte acadêmica surge no Brasil fundada por Dom João VI com a chegada da missão artística francesa. Vítor Meirelles é um dos mais famosos artistas da arte acadêmica no Brasil.