Questões de Concurso Público SEDU-ES 2010 para Professor B — Ensino Fundamental e Médio — Filosofia
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Considerando os textos acima, julgue os itens seguintes.
Segundo a interpretação de Aristóteles, para Tales de Mileto haveria um constituinte fundamental, material único que definiria a existência de todas as outras coisas.
Considerando os textos acima, julgue os itens seguintes.
Tales tenta fundar, mesmo que de maneira rudimentar, uma cosmologia primitiva.
Considerando os textos acima, julgue os itens seguintes.
Tales, Anaximandro e Parmênides, assim como outros filósofos pré-socráticos, de alguma m aneira discutem a mudança na physis.
Considerando os textos acima, julgue os itens seguintes.
Os filósofos pré-socráticos não desenvolviam uma argumentação para defender a permanência de alguma substância ou elemento, material ou não, subjacente à mudança na physis.
Pensamento e matéria são substâncias distintas, mas com interação. Por essa razão, é possível elaborar uma ciência da matéria, considerada basicamente um mecanicismo, no caso da filosofia cartesiana.
Entre as ideias inatas, presentes no espírito, encontram-se ideias geométricas e certas ideias físicas, como a de movimento, o que fornece um grau de certeza à física análogo à matemática.
Considerando o texto acima, julgue o próximo item.
O autor identifica autonomia filosófica com maior racionalidade n o discurso filosófico , se comparado com o discurso do mito.
Segundo Galileu, a matemática é a linguagem fundamental e única para o estudo imediato da natureza e das sensações.
Galileu apresentava claramente a diferença entre qualidades primárias e qualidades secundárias, sendo estas últimas o objeto principal da ciência da natureza.
Galileu adotava o modelo geocêntrico para o universo, por ser mais facilmente escrito em linguagem matemática.
Galileu, assim como Francis Bacon, defendia a eliminação do uso de causas finais no estudo da natureza física.
O mito, nas obras de Platão, tem intenção pedagógica.
O mito, nas obras de Platão, pretende, em alguns momentos, substituir o argumento racional do pensamento filosófico.
Assim como o discurso filosófico, o mito, nas obras de Platão, é um método para a busca da verdade.
Karl Popper defende a existência de uma objetividade nas ciências sociais, entendendo por isso a presença de elementos psicológicos nas explicações científicas do domínio social.
Para Karl Popper, o método da análise situacional é individualista, logo subjetivista.
Segundo Karl Popper, sendo a análise situacional racional a base de uma ciência social objetiva, isso significará uma racionalidade dessa ciência.
Karl Popper apresenta a crítica com base em elementos empíricos como um dos aspectos centrais da racionalidade nas ciências sociais.
Para Aristóteles, há uma hierarquia entre as ciências, estando a astronomia no ápice das ciências.
Aristóteles classifica a metafísica como ciência e como conhecimento desinteressado, fundado em uma atitude socrática perante a natureza.