Questões de Concurso Público Correios 2011 para Analista de Correios - Assistente Social
Foram encontradas 70 questões
A matriz marxista foi utilizada no serviço social como o primeiro suporte teórico-metodológico à qualificação técnica de sua prática, por meio da apreensão instrumental e imediata do ser social.
A teoria social pode ser definida como uma construção intelectual que proporciona explicações aproximadas da realidade. Assim sendo, supõe um padrão de elaboração, ou seja, um método de abordagem do real.
No exercício profissional, o assistente social, tendo como fundamentos os princípios ético-políticos do projeto profissional, deve basear-se em uma análise flexível e fragmentada da realidade, corroborando com as tendências contemporâneas do mundo do trabalho capitalista.
O conjunto da categoria profissional consiste em uma unidade não homogênea e se configura em um espaço plural do qual podem surgir projetos profissionais diferentes.
O projeto ético, político e profissional do serviço social implica prioritariamente compromisso com a competência tecnocrática, correspondendo ao permitido e ao autorizado pelas instâncias dos organismos empregadores.
Os projetos profissionais, de forma geral, vinculam-se à prescrição de normas para o comportamento dos profissionais.
Os projetos societários podem ser, em linhas gerais, transformadores ou conservadores, e um dos pressupostos do projeto ético-político é a sua relação ineliminável com os projetos de transformação ou de conservação da ordem social.
Os princípios éticos norteadores do projeto profissional do serviço social são instituídos no ideário da pós-modernidade e induz a uma ação profissional voltada aos procedimentos burocráticos basilares das relações capitalistas contemporâneas.
Caso um projeto de pesquisa já tenha sido aprovado em comitê de ética, é permitido ao assistente social fazer registros, sem informar à população envolvida na pesquisa, de materiais visuais e audiovisuais do trabalho desenvolvido.
O assistente social que se sentir prejudicado, em relação a seu trabalho e a sua reputação profissional, por colega de profissão deve recorrer à justiça comum, visto que o seu Código de Ética não trata das relações entre profissionais.
No atendimento aos usuários de álcool e outras drogas, a intervenção do assistente social abrange o cerceamento de comportamentos e o manejo clínico do tratamento.
De acordo com o Código de Ética, a quebra de sigilo só é admissível em situações cuja gravidade possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo aos interesses do usuário, de terceiros e da coletividade.
O ato de deixar de pagar regularmente as anuidades e as contribuições devidas ao conselho regional de serviço social constitui infração disciplinar, e pode resultar na cassação da inscrição profissional do assistente social, depois de decorridos três anos da sua suspensão.
O assistente social, ao se deparar com condições de trabalho inadequadas e que possam prejudicar os usuários, deve limitar- se a informar essa situação à instituição empregadora.
Constitui direito do assistente social a inviolabilidade do local de trabalho e dos respectivos arquivos e documentações, garantindo-se, dessa forma, o sigilo profissional.
Na realização de entrevista, no exercício profissional, o assistente social deve estimular as reflexões em torno da problemática apresentada pelo usuário e evitar dar conselhos.
A reunião de equipe, um instrumental técnico aplicado no cotidiano, pode ser empregada com o objetivo de solucionar problemas na equipe, de discutir situações específicas, de redimensionar o trabalho realizado, de avaliar atividades ou meramente com o objetivo de estudar em grupo.
A visita domiciliar, quando solicitada ao assistente social pela equipe de recursos humanos de uma organização, deve objetivar sua inserção na esfera da vida privada do trabalhador e, consequentemente, submetê-lo à disciplina empresarial.
A instrumentalidade pode ser compreendida como uma mediação que permite que as referências teóricas, explicativas da lógica e da dinâmica da sociedade, sejam utilizadas para a compreensão das particularidades do exercício profissional e das singularidades do cotidiano.
O uso de instrumental técnico requer interações de comunicação oral e escrita, o que pressupõe a utilização de linguagens por parte do assistente social. Caso seja necessário utilizar a modalidade escrita, deve-se empregar o padrão culto e técnico de língua.