Questões de Concurso Público Correios 2011 para Analista de Correios - Museólogo
Foram encontradas 70 questões
O primeiro curso de museologia do Brasil foi criado por Gustavo Barroso no Museu Histórico Nacional.
Nos gabinetes de curiosidades, predominavam as coleções principescas, compostas de pinturas e esculturas da arte erudita.
O Museu do Louvre é considerado o primeiro museu aberto ao público a apresentar as características principais dos museus atuais.
Localizado em Ouro Preto – MG, o Museu da Inconfidência, que, apesar desse nome, não possui acervo, abriga um mausoléu que guarda os despojos dos inconfidentes.
Criado por Dom João VI, o Museu Real deu origem ao atual Museu Nacional localizado na cidade do Rio de Janeiro.
Localizado no município de Petrópolis – RJ, o Museu Imperial foi criado para a comemoração do centenário da independência do Brasil.
O Museu Paraense Emílio Goeldi, criado no final do século XIX, abriga importante acervo sobre a história da região amazônica.
O papel educativo e mobilizador idealizado para o Museu Magüta expressa a finalidade política desse museu.
A iniciativa de criação do Museu Magüta partiu de antropólogos, após a constatação de que os ticunas haviam perdido sua memória cultural.
A luta pela criação do Museu Magüta revela preocupação com a preservação da memória e da identidade dos índios ticunas.
Atualmente, os museus de história natural são denominados ecomuseus.
Os museus de história natural restringem-se a jardins zoológicos e jardins botânicos.
De acordo com a Carta de Veneza, os elementos de escultura, pintura e decoração de um edifício histórico só podem ser removidos se tal medida for a única forma de preservá-lo.
A Carta de Atenas recomenda que edificações e monumentos históricos sejam mantidos em uso, a fim de se assegurar a continuidade de sua existência.
A anastilose, um dos processos para a preservação de monumentos, consiste no desmembramento de edifício ou monumento histórico, cujas partes devem ser guardadas em museu.
O registro de bens culturais de natureza imaterial deve ser feito em um dos seguintes livros de registro: de Saberes, de Fazeres, de Lugares e de Festas.
No Livro de Registro dos Lugares devem ser inscritos os mercados e as praças representativos de práticas culturais coletivas.
O primeiro bem cultural imaterial brasileiro a constar no Livro de Registro dos Saberes foi o Ofício das Paneleiras de Goiabeiras.
A chancela da paisagem cultural brasileira, outorgada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, é atribuída a paisagens que não sofreram intervenção humana ou cultural.
A chancela da paisagem cultural brasileira deve ser revalidada no máximo a cada dez anos.