Questões de Concurso Público Correios 2011 para Analista de Correios - Psicólogo
Foram encontradas 70 questões
É atribuição do psicólogo avaliar as características psicométricas dos instrumentos a serem utilizados em seleção de pessoal, tais como precisão, existência de normas específicas e atualizadas para a população brasileira e evidências de validade desses instrumentos, de acordo com o contexto em que serão aplicados.
Os testes psicológicos foram desenvolvidos para, entre outros aspectos, analisar diferenças individuais em relação a inteligência, aptidão, conhecimentos e dimensões da personalidade. O uso de testes psicológicos nas organizações é exclusivo de psicólogos, pedagogos e técnicos que participem de processos seletivos como avaliadores.
A prática do psicólogo organizacional exige rigor ético, visão sistêmica e flexibilidade para atuar em equipe multiprofissional, bem como conhecimento das políticas e dos objetivos organizacionais para contribuir com as decisões do nível estratégico.
A partir da característica de especialização, intrínseca ao modelo da figura I, a coordenação interdepartamental e a comunicação entre os gestores favorecem a tomada de decisão no âmbito organizacional.
O modelo de estrutura organizacional apresentado na figura II pressupõe uma dupla cadeia de comando.
Os fatores críticos de sucesso do modelo apresentado na figura II incluem a integração dos esforços do projeto às funções da organização e a definição clara de responsabilidades de cada subestrutura.
Na estrutura ilustrada na figura II, um empregado localizado na gerência do PROJETO 2 coordena as atividades do pessoal cedido pelas diversas áreas da empresa, porém ele detém pouca autoridade formal sobre os colaboradores, o que configura uma desvantagem do modelo em questão.
É premissa do modelo apresentado na figura I o agrupamento de atividades que utilizem conhecimentos, habilidades e recursos similares.
Independentemente de fatores situacionais, líderes voltados ao cumprimento de metas e preocupados com aspectos técnicos das tarefas são mais eficazes que líderes orientados para o relacionamento.
A figura do líder tem natureza meramente protocolar, considerando que a liderança não é imposta, ela surge naturalmente nas relações grupais.
O grau de influência que o líder tem sobre variáveis como contratação, demissão e avaliação de desempenho indica que quanto mais forte for o poder de sua posição maior será o controle sobre os liderados.
De acordo com a teoria da liderança situacional, cujo foco central é a figura do líder, a liderança bem-sucedida é alcançada em função da comunicação direta e positiva com os liderados, que são incitados a dar o melhor de si em busca dos objetivos do grupo.
As redes informais de comunicação são importantes fontes de informação e independem das relações formais de poder existentes na organização.
A investigação acerca da qualidade do clima organizacional constitui ferramenta de gestão de pessoas capaz de aferir o grau de satisfação e motivação das pessoas no trabalho.
As variáveis da cultura organizacional não são consideradas no estabelecimento das ações para recrutamento interno e das diretrizes que orientarão a etapa de seleção.
Valorização de pessoal, eliminação de subjetividade e conhecimento prévio do desempenho do candidato são vantagens do recrutamento interno.
Recrutar e selecionar pessoas são processos indissociáveis e influentes na estruturação do contingente de pessoal de uma organização.
Enquanto o planejamento do processo de recrutamento ajuda a identificar a quantidade e o perfil dos candidatos a serem selecionados, a descrição e a análise do cargo a ser preenchido compõem o instrumento de medida a ser utilizado na etapa de avaliação comportamental.
As fontes de recrutamento externo incluem jornais e publicações profissionais, redes sociais, agências de empregos e instituições de ensino.
As decisões de provimento interno de pessoal determinam a maneira pela qual os empregados se movem pelos diversos papéis funcionais dentro da organização.