Questões de Concurso Público EBC 2011 para Analista, Engenharia de Software

Foram encontradas 22 questões

Q199429 Engenharia de Software
Considerando a definição acima, de Abrahamsson, julgue os itens a seguir, a respeito das metodologias ágeis de desenvolvimento de software.

No Scrum, o taskboard é um grande painel onde podem ser colocadas informações importantes para o acompanhamento do sprint. Por meio do taskboard, as informações acerca das atividades não iniciadas (sprint backlog), das que estão em andamento e das concluídas ficam sempre visíveis e disponíveis para todos os interessados no projeto.
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Q199430 Engenharia de Software
Considerando a definição acima, de Abrahamsson, julgue os itens a seguir, a respeito das metodologias ágeis de desenvolvimento de software.

No desenvolvimento de software, a geração automática de código, proporcionada por várias ferramentas de desenvolvimento, é um fator que aumenta a produtividade, melhora a padronização e diminui os defeitos no produto.
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Q199431 Engenharia de Software
Considerando a definição acima, de Abrahamsson, julgue os itens a seguir, a respeito das metodologias ágeis de desenvolvimento de software.

É conveniente que o contrato, entre cliente e fornecedor, para o desenvolvimento de um sistema computacional, contenha a lista de requisitos para o software. Contudo, os métodos ágeis de desenvolvimento preconizam que o referido contrato estabeleça o preço, a ser pago pelo cliente, com base no tempo necessário para o desenvolvimento do sistema e não com base no conjunto de requisitos.
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Q199432 Engenharia de Software
Considerando a definição acima, de Abrahamsson, julgue os itens a seguir, a respeito das metodologias ágeis de desenvolvimento de software.

O que os métodos ágeis buscam é como evitar as mudanças desde o início do projeto e não a melhor maneira de tratar essas mudanças.
Alternativas
Q199433 Engenharia de Software
Considerando a definição acima, de Abrahamsson, julgue os itens a seguir, a respeito das metodologias ágeis de desenvolvimento de software.

Considerando o conceito de metodologia ágil em apreço, é correto afirmar que as seguintes metodologias são ágeis: XP (Extreme Programming), Scrum, Crystal, FDD (Feature Driven Development), DSDM (Dynamic Systems Development Method) e Open Source Software Development.
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Q199434 Engenharia de Software
Considerando a definição acima, de Abrahamsson, julgue os itens a seguir, a respeito das metodologias ágeis de desenvolvimento de software.

O XP segue um conjunto de valores, princípios e regras básicas que visam alcançar eficiência e efetividade no processo de desenvolvimento de software. Os valores são cinco: comunicação, simplicidade, feedback, coragem e respeito.
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Q199435 Engenharia de Software
Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

O RUP tem duas dimensões: o eixo horizontal e o eixo vertical. A primeira dimensão representa o aspecto estático do processo quando ele é aprovado e é expressa em termos de fases, iterações e marcos. A segunda dimensão representa o aspecto dinâmico do processo, como ele é descrito em termos de componentes, disciplinas, atividades, fluxos de trabalho, artefatos e papéis do processo.
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Q199436 Engenharia de Software
Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Um projeto que usa o desenvolvimento iterativo tem um ciclo de vida que consiste em várias iterações. Uma iteração incorpora um conjunto quase sequencial de atividades em modelagem de negócios, requisitos, análise e design, implementação, teste e implantação, em várias proporções, dependendo do local em que ela está localizada no ciclo de desenvolvimento.
Alternativas
Q199437 Engenharia de Software
Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Na denominada fase de elaboração, tipicamente, o foco é inserido na maneira como se gerenciam requisitos e como se gerencia o projeto.
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Q199441 Engenharia de Software
Levando em conta esses aspectos, julgue os próximos itens.

No processo de construção e(ou) manutenção de um produto de software, o termo requisito pode ser definido da seguinte forma: uma condição, característica ou capacidade, determinada no universo das necessidades do negócio do usuário, que deve ser atendida por um software na forma de aspectos funcionais e não funcionais.
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Q199442 Engenharia de Software
Levando em conta esses aspectos, julgue os próximos itens.

Uma das principais técnicas de verificação é a prototipação. Um protótipo é um produto parcialmente desenvolvido, que possibilita aos clientes e desenvolvedores examinarem certos aspectos do sistema proposto e decidir se eles são ou não apropriados ou adequados para o produto acabado.
Alternativas
Q199443 Engenharia de Software
Levando em conta esses aspectos, julgue os próximos itens.

O principal artefato elaborado no processo de produção de requisitos do sistema, segundo a ER, é o documento de requisitos. Por sua vez, o documento de requisitos é uma declaração formal dos requisitos para os stakeholders, que podem ser clientes, usuários finais ou a equipe de desenvolvimento do software.
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Q199444 Engenharia de Software
Levando em conta esses aspectos, julgue os próximos itens.

Gerência de requisitos pode ser conceituada como enfoque sistemático para a elicitação, organização e documentação dos requisitos do sistema e um processo que estabelece e mantém o acordo entre usuários e a equipe de projeto à medida que os requisitos são modificados.
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Q199447 Engenharia de Software
Julgue os itens seguintes, relativos a testes de software e gerência de projeto.

Nas atividades de desenvolvimento, a validação refere-se ao processo de examinar o resultado de uma atividade para determinar sua conformidade com os requisitos estabelecidos para a mesma atividade, enquanto a verificação se refere ao processo de examinar um produto para determinar sua conformidade com as necessidades do usuário.
Alternativas
Q199448 Engenharia de Software
Julgue os itens seguintes, relativos a testes de software e gerência de projeto.

Revisão por pares e testes são considerados métodos de validação. As informações obtidas durante as revisões são extremamente úteis para os testes, pois permitem a identificação dos módulos críticos e propensos a erros.
Alternativas
Q199449 Engenharia de Software
Tendo em vista que, na UML (Unified Modeling Language), a utilização de diversos diagramas possibilita descobrir falhas não detectadas em diagramas gerados anteriormente, diminuindo a possibilidade da ocorrência de erros durante a fase de desenvolvimento do software, julgue os itens a seguir.

O diagrama de sequência baseia-se no diagrama de caso de uso e no diagrama de classes. O diagrama de sequência é considerado uma excelente forma de validar o diagrama de classes.
Alternativas
Q199450 Engenharia de Software
Tendo em vista que, na UML (Unified Modeling Language), a utilização de diversos diagramas possibilita descobrir falhas não detectadas em diagramas gerados anteriormente, diminuindo a possibilidade da ocorrência de erros durante a fase de desenvolvimento do software, julgue os itens a seguir.

O diagrama de comunicação concentra-se em como os objetos estão vinculados e quais mensagens trocam entre si durante o processo. Esse diagrama está associado ao diagrama de classe.
Alternativas
Q199451 Engenharia de Software
Tendo em vista que, na UML (Unified Modeling Language), a utilização de diversos diagramas possibilita descobrir falhas não detectadas em diagramas gerados anteriormente, diminuindo a possibilidade da ocorrência de erros durante a fase de desenvolvimento do software, julgue os itens a seguir.

Estereótipos são uma maneira de destacar ou diferenciar um componente ou relacionamentos iguais, atribuindo-lhes características especiais ou modificando-as de alguma forma.
Alternativas
Q199452 Engenharia de Software
Tendo em vista que, na UML (Unified Modeling Language), a utilização de diversos diagramas possibilita descobrir falhas não detectadas em diagramas gerados anteriormente, diminuindo a possibilidade da ocorrência de erros durante a fase de desenvolvimento do software, julgue os itens a seguir.

O diagrama de estrutura composta é similar ao denominado diagrama de classes, porém este último apresenta uma visão estática da estrutura de classes, enquanto o primeiro tenta expressar arquiteturas de tempo de execução.
Alternativas
Q199467 Engenharia de Software
Julgue os itens que se seguem, a respeito de programação orientada a objetos.

A herança representa uma generalização, dessa forma, por meio de herança é feito o compartilhamento de atributos e operações entre classes, com base em um relacionamento hierárquico.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: E
5: C
6: C
7: E
8: C
9: E
10: C
11: E
12: C
13: C
14: E
15: E
16: C
17: E
18: C
19: C
20: C