Questões de Concurso Público EBC 2011 para Analista, Engenharia de Software
Foram encontradas 22 questões
No Scrum, o taskboard é um grande painel onde podem ser colocadas informações importantes para o acompanhamento do sprint. Por meio do taskboard, as informações acerca das atividades não iniciadas (sprint backlog), das que estão em andamento e das concluídas ficam sempre visíveis e disponíveis para todos os interessados no projeto.
No desenvolvimento de software, a geração automática de código, proporcionada por várias ferramentas de desenvolvimento, é um fator que aumenta a produtividade, melhora a padronização e diminui os defeitos no produto.
É conveniente que o contrato, entre cliente e fornecedor, para o desenvolvimento de um sistema computacional, contenha a lista de requisitos para o software. Contudo, os métodos ágeis de desenvolvimento preconizam que o referido contrato estabeleça o preço, a ser pago pelo cliente, com base no tempo necessário para o desenvolvimento do sistema e não com base no conjunto de requisitos.
O que os métodos ágeis buscam é como evitar as mudanças desde o início do projeto e não a melhor maneira de tratar essas mudanças.
Considerando o conceito de metodologia ágil em apreço, é correto afirmar que as seguintes metodologias são ágeis: XP (Extreme Programming), Scrum, Crystal, FDD (Feature Driven Development), DSDM (Dynamic Systems Development Method) e Open Source Software Development.
O XP segue um conjunto de valores, princípios e regras básicas que visam alcançar eficiência e efetividade no processo de desenvolvimento de software. Os valores são cinco: comunicação, simplicidade, feedback, coragem e respeito.
O RUP tem duas dimensões: o eixo horizontal e o eixo vertical. A primeira dimensão representa o aspecto estático do processo quando ele é aprovado e é expressa em termos de fases, iterações e marcos. A segunda dimensão representa o aspecto dinâmico do processo, como ele é descrito em termos de componentes, disciplinas, atividades, fluxos de trabalho, artefatos e papéis do processo.
Um projeto que usa o desenvolvimento iterativo tem um ciclo de vida que consiste em várias iterações. Uma iteração incorpora um conjunto quase sequencial de atividades em modelagem de negócios, requisitos, análise e design, implementação, teste e implantação, em várias proporções, dependendo do local em que ela está localizada no ciclo de desenvolvimento.
Na denominada fase de elaboração, tipicamente, o foco é inserido na maneira como se gerenciam requisitos e como se gerencia o projeto.
No processo de construção e(ou) manutenção de um produto de software, o termo requisito pode ser definido da seguinte forma: uma condição, característica ou capacidade, determinada no universo das necessidades do negócio do usuário, que deve ser atendida por um software na forma de aspectos funcionais e não funcionais.
Uma das principais técnicas de verificação é a prototipação. Um protótipo é um produto parcialmente desenvolvido, que possibilita aos clientes e desenvolvedores examinarem certos aspectos do sistema proposto e decidir se eles são ou não apropriados ou adequados para o produto acabado.
O principal artefato elaborado no processo de produção de requisitos do sistema, segundo a ER, é o documento de requisitos. Por sua vez, o documento de requisitos é uma declaração formal dos requisitos para os stakeholders, que podem ser clientes, usuários finais ou a equipe de desenvolvimento do software.
Gerência de requisitos pode ser conceituada como enfoque sistemático para a elicitação, organização e documentação dos requisitos do sistema e um processo que estabelece e mantém o acordo entre usuários e a equipe de projeto à medida que os requisitos são modificados.
Nas atividades de desenvolvimento, a validação refere-se ao processo de examinar o resultado de uma atividade para determinar sua conformidade com os requisitos estabelecidos para a mesma atividade, enquanto a verificação se refere ao processo de examinar um produto para determinar sua conformidade com as necessidades do usuário.
Revisão por pares e testes são considerados métodos de validação. As informações obtidas durante as revisões são extremamente úteis para os testes, pois permitem a identificação dos módulos críticos e propensos a erros.
O diagrama de sequência baseia-se no diagrama de caso de uso e no diagrama de classes. O diagrama de sequência é considerado uma excelente forma de validar o diagrama de classes.
O diagrama de comunicação concentra-se em como os objetos estão vinculados e quais mensagens trocam entre si durante o processo. Esse diagrama está associado ao diagrama de classe.
Estereótipos são uma maneira de destacar ou diferenciar um componente ou relacionamentos iguais, atribuindo-lhes características especiais ou modificando-as de alguma forma.
O diagrama de estrutura composta é similar ao denominado diagrama de classes, porém este último apresenta uma visão estática da estrutura de classes, enquanto o primeiro tenta expressar arquiteturas de tempo de execução.
A herança representa uma generalização, dessa forma, por meio de herança é feito o compartilhamento de atributos e operações entre classes, com base em um relacionamento hierárquico.