Questões de Concurso Público EBC 2011 para Analista, Engenharia de Software
Foram encontradas 15 questões
O comando a seguir permite criar a tabela ALUNO inserindo as restrições de integridade. Os dados da tabela e as suas restrições podem ser alteradas utilizando-se o comando ALTER TABLE.
CREATE TABLE ALUNO
(
Matricula smallint not null,
Nome char(20),
Salario money,
Cidade char(20),
CEP smallint
Primary key (matricula)
);
O comando drop table aluno pode ser utilizado para eliminar a tabela aluno, seus dados e suas referências com outras tabelas.
O comando Select * from aluno permite exibir, na tela do computador, todas as colunas da tabela aluno.
O comando a seguir permite exibir, na tela do computador, o nome, a cidade e o CEP dos alunos constantes da tabela aluno que moram na cidade de Brasília e cujo endereço tenha o CEP maior que 70000.
Select nome from aluno where cidade = "Brasilia" and CEP > 70000
O comando a seguir permite exibir, na tela do computador, os dados de todos os alunos constantes da tabela aluno que recebam salário maior que 2000.
Select count (*) from aluno where salário > 2000
A seguir, apresenta-se uma representação de forma textual no modelo conceitual.
Aluno(matricula, nome, salário, cidade, CEP)
No modelo conceitual, o banco de dados é descrito de forma independente da implementação em um SGBD. Esse modelo cita os dados que podem ser armazenados no banco de dados, mas não especifica como esses dados estão armazenados no nível de SGBD.
No modelo lógico, que depende do tipo de SGBD em uso, o banco de dados é descrito no nível de abstração visto pelo usuário do SGBD.
Considerando-se bases de dados muito grandes, o MySQL é mais rápido que o PostgreSQL; entretanto, o PostgreSQL oferece uma série de recursos extras que o tornam especializado em operações complexas.
O SQL Server oferece os seguintes tipos de integridade de dados: integridade de domínio, integridade de entidade e integridade referencial.
PostgreSQL e MySQL são exemplos de SGBD que executam em ambiente Linux e Windows.
De acordo com o diagrama ilustrado, uma entidade Filial deve ter pelo menos um Cliente vinculado a ela.
De acordo com o diagrama apresentado, a entidade Cliente poderá estar vinculada a uma ou nenhuma Filial, ou seja, poderão existir clientes sem estarem vinculados a nenhuma Filial.
No diagrama apresentado, o triângulo representa uma generalização/especialização e indica que a entidade Cliente é dividida em dois subconjuntos, as entidades Pessoa física e Pessoa jurídica. No conceito de generalização/especialização, a ideia de dependência de propriedades significa que cada ocorrência da entidade especializada possui, além de suas propriedades, as propriedades da entidade genérica correspondente.
No modelo representado no diagrama acima, a implementação de hierarquias de generalização na abordagem relacional pode ser feita usando-se uma tabela para cada entidade ou uma única tabela para toda a hierarquia de generalização/especialização.