Questões de Concurso Público EBC 2011 para Analista, Engenharia de Software
Foram encontradas 11 questões
Para especificar os passos de um algoritmo, o pseudocódigo utiliza uma linguagem natural com característica pouco formal, o que pode causar ambiguidade e propiciar interpretações errôneas.
Uma forma universal de representação de um algoritmo, o fluxograma, ou diagrama de blocos, utiliza figuras geométricas a fim de ilustrar os passos a serem seguidos para a resolução de um problema.
A descrição narrativa é uma forma de algoritmo que utiliza linguagem estruturada e, embora sua estrutura e simbologia apresentem pequenas diferenças em relação à língua portuguesa, também é chamada de português estruturado.
A variável V3, declarada no algoritmo A, pode ser utilizada pelos algoritmos A, B, D, E e F.
As variáveis V6 e V8 podem ser utilizadas pelos respectivos algoritmos em que foram declaradas e pelo algoritmo A.
As variáveis V1 e V2, que foram declaradas no algoritmo principal, podem ser utilizadas por todos os algoritmos representados no diagrama apresentado.
Nas estruturas de repetição, que são utilizadas quando se deseja repetir certo trecho de instruções, o número de repetições deve ser conhecido ou determinado previamente e precisa ser finito.
A estrutura de repetição para utiliza variáveis de controle que definem exatamente o número máximo de vezes que a sequência de instruções será executada.
As pilhas, também conhecidas como listas LIFO ou PEPS, são listas lineares em que todas as operações de inserção e remoção de elementos são feitas por um único extremo da lista, denominado topo.
Vetores são utilizados quando estruturas indexadas necessitam de mais que um índice para identificar um de seus elementos.
Uma lista é uma coleção de elementos do mesmo tipo dispostos linearmente, que podem ou não seguir determinada organização. As listas podem ser dos seguintes tipos: de encadeamento simples, duplamente encadeadas e ordenadas.