Questões de Concurso Público EBC 2011 para Analista - Psicologia
Foram encontradas 70 questões
Questões ambientais externas à organização e clima social no trabalho são fatores estudados por psicólogos organizacionais em gestão de pessoas.
A psicologia aplicada ao trabalho e às organizações possui interfaces com outras disciplinas e áreas de atuação, como a administração, a economia, a ciência política, a antropologia e a educação.
As pesquisas e intervenções feitas por psicólogos organizacionais e do trabalho são realizadas por meio da aplicação de questionários e testes, que são os únicos instrumentos de coleta de dados capazes de fornecer informações relevantes sobre comportamento organizacional.
A produção e a aplicação de técnicas de avaliação de desempenho e treinamento de pessoal são atividades exclusivas de profissionais de psicologia organizacional.
Estudos a respeito da saúde do trabalhador, do desemprego, do estresse e das relações de trabalho são temas exclusivos da psicologia do trabalho, importante subárea da psicologia.
A avaliação por objetivos, técnica de padronização de critérios avaliativos, dificulta a comparação do desempenho de trabalhadores.
A aferição de potencial promove o autoconhecimento e contribui para a identificação de pontos fortes e oportunidades de melhoria, estimulando o trabalhador a adotar comportamentos valorizados pela organização.
Por não refletirem julgamento humano, as avaliações embasadas em medidas objetivas (resultados quantitativos) são absolutamente confiáveis.
Escalas gráficas de avaliação de desempenho facilitam a comparação das notas ou conceitos recebidos pelo indivíduo em diferentes quesitos de avaliação.
As listas de verificação são instrumentos de avaliação compostos por itens associados a escalas do tipo Likert.
Em alguns casos, pode-se entender a depressão, o alcoolismo e até o suicídio como patologias sociais ligadas ao contexto do trabalho.
De acordo com a psicodinâmica do trabalho, o trabalhador sob sofrimento decorrente da organização do trabalho emprega estratégias de defesas inconscientes para manter a produção que lhe é exigida.
A psicodinâmica do trabalho propõe uma abordagem exclusiva do ambiente de trabalho, não tendo como foco as estratégias empregadas pelos trabalhadores nesse contexto.
Um dos focos da psicodinâmica do trabalho inclui a preocupação com a produtividade no trabalho.
A teoria rogeriana sustenta-se na visão do ser humano que se fundamenta nos princípios da tendência formativa e da tendência atualizante.
Segundo essa teoria, quanto maior semelhança uma pessoa vê entre seu autoconceito e o self ideal, maior a probabilidade de saúde mental e felicidade consigo mesmo.
Para Rogers, no processo de tornar-se uma pessoa, é imprescindível que o indivíduo tenha consciência de seus comportamentos.
De acordo com a mencionada teoria, a consciência refere-se à representação simbólica de nossas experiências.
Nessa teoria, adotam-se termos utilizados no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), tal como psicótico, para se fazer referência a alguns transtornos.
Para fazer referência à teoria de personalidade criada por Carl Rogers, utiliza-se a denominação teoria centrada no cliente.