Questões de Concurso Público EBC 2011 para Gestor de Atividade Jornalística, Conhecimentos Básicos
Foram encontradas 12 questões
Para se recuperar o conteúdo do complemento verbal exigido pela forma verbal “Aceito”, no texto 2, é imprescindível a leitura do texto 1
No texto 1, a sequência “a Noite organiza um Mês Modernista” não atende à expectativa de leitura criada com “propôs o seguinte:”, pois não informa, com clareza, a proposta de que trata a carta.
Mantendo-se a correção gramatical e o sentido original do texto 2, o trecho “Recebi hoje tua expressa fazendo o amável — e gostoso — convite para escrever umas besteiras na Noite” poderia ser reescrito da seguinte forma: Fazendo o amável (e gostoso) convite de publicar algumas bobagens na Noite, recebi hoje sua carta.
No texto 2, o vocábulo “joça” poderia ser substituído por coisa, sem prejuízo para o sentido original e para a correção gramatical do texto.
Os dois textos diferem quanto à colocação dos pronomes átonos: no texto 1, a colocação é livre, alternando-se usos prescritos e não prescritos pela norma culta; no texto 2, a posição dos pronomes átonos está de acordo com a norma culta.
A presença, no texto 2, dos vocábulos “gostoso”, “besteiras”, “reclame” e “cobres” indica que Carlos recebera com desdém e ironia o conteúdo da missiva enviada por Mário.
Apesar de apresentar padrão acadêmico e tom impessoal, o texto manifesta explícita crítica à cultura de massa, ao associá- la a mero entretenimento e à comercialização de direitos autorais.
Está gramaticalmente correta e preserva o sentido original do texto a seguinte reescritura do primeiro período do texto: É legitimo hoje vincular cultura à uma concepção de recurso, em vista do qual se desloca e se assimila outros conceitos de cultura.
Infere-se do texto que o conceito de cultura como recurso implica uma expansão do papel da cultura para a esfera econômica, fundamental para a compreensão de diversos fenômenos culturais da atualidade.
O segmento “Ao analisar” (l.7) poderia ser substituído por Quando analisou, sem prejuízo para o sentido original e para a correção gramatical do texto.
O efeito coesivo causado pelo emprego de ‘mas’ (l.9) depende da recuperação semântica de “escrita colaborativa” (l.8) como referente do sujeito implícito de ‘Pode parecer uma difícil realidade agora’ (l.9).
Na linha 11, a vírgula que antecede “observou” poderia ser substituída por travessão, sem prejuízo para o sentido original e para a correção gramatical do texto.