Questões de Concurso Público EBC 2011 para Técnico - Enfermagem do Trabalho
Foram encontradas 70 questões
A história natural da doença é dividida em período pré-patogênico e período patogênico.
A aplicação desse modelo é restrita às doenças transmissíveis e infecciosas.
Nesse modelo, a vacinação contra a poliomielite é considerada uma medida de prevenção primária.
O tratamento da água, do esgoto e do lixo e o controle de vetores são considerados medidas de prevenção secundária no modelo de história natural da doença.
Por esse modelo, as ações de reabilitação, fisioterapia e terapia ocupacional são utilizadas como medidas de prevenção terciária.
Para a raiva e a poliomielite não há tratamento específico que modifique o quadro clínico; os cuidados gerais são direcionados para aliviar a sintomatologia.
A forma virchowiana da hanseníase manifesta-se com placas eritematovioláceas edemaciadas, elevadas, de limites externos nítidos, principalmente nas regiões plantar, palmar e facial.
O isolamento respiratório é indicado para o tratamento do sarampo e da tuberculose.
Nos casos de dengue, a imunidade induzida por um sorotipo é de caráter permanente.
A contaminação do homem pela Vibrio cholerae — bactéria causadora da cólera — ocorre por meio da ingestão de água e de alimentos contaminados por excreções de moscas e de doentes ou portadores, podendo, ainda, ocorrer de pessoa para pessoa.
O período de incubação da síndrome de imunodeficiência adquirida (AIDS) pode oscilar de seis a sete semanas.
A coqueluche é uma doença com maior incidência no verão, porque seu agente etiológico precisa de altas temperaturas para se multiplicar.
O ônus decorrente da instalação e manutenção dos SESMT é de responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego e das SRTEs.
O dimensionamento para os auxiliares de enfermagem do trabalho terá de ser feito por canteiro de obra ou frente de trabalho, além de observar o grau de risco da atividade e número total de empregados.
O dimensionamento do SESMT depende do grau de risco da atividade principal da empresa e do número total de empregados do estabelecimento.
A instilação ocular de medicamentos tem as finalidades de proteger e tratar as doenças e irritações da córnea, provocar a constrição ou a dilatação da pupila e anestesiar o local.
Na administração de medicamento por via retal, o paciente deve ficar em posição de Fowler.
A injeção subcutânea é utilizada para esclarecer diagnósticos como testes alérgicos e reação de sensibilidade, como a PPD.
As veias mais utilizadas para a venóclise são a basílica e a cefálica.
Para administrar 1.000 mL de soro glicosado durante o período de seis horas, o gotejamento correto é de 43 ou 44 gotas por minuto.