Questões de Concurso Público FUB 2011 para Médico do Trabalho, Específicos
Foram encontradas 20 questões
As infecções do trato urinário (ITUs) desenvolvem-se em mulheres quando uropatógenos da flora fecal colonizam o introito vaginal, sendo a Escherichia coli o mais frequente agente causador de ITU.
Considerando-se a ITU não complicada em mulheres hígidas, é correto afirmar que a terapia antibiótica por três dias, comparada à de tempo padrão, de sete dias, apresenta resultado inferior e taxas inaceitáveis de recorrência, não podendo, portanto, ser recomendada como tratamento
A taxa de internações por pneumonia, uma das principais causas de internação por doença no Brasil, vem diminuindo, no país, desde a última década, enquanto a taxa de mortalidade hospitalar relativa a essa doença mostra tendência ascendente.
A comprovação da etiologia da pneumonia adquirida na comunidade resulta em menor mortalidade quando comparada com a antibioticoterapia empírica adequada e instituída precocemente.
A melhor estratégia para o momento seria a liberação das atividades laborais para repouso domiciliar, após o uso intravenoso de tenoxican 40 mg associado a rizatriptano 10 mg por via sublingual.
Considere que um paciente com história típica de DPOC, com exame físico e radiografia de tórax compatíveis e afastada a possibilidade de outras doenças, se encontre em local onde não seja possível realizar espirometria. Nesse caso, esse paciente pode iniciar o tratamento para DPOC.
A DPOC, caracterizada por um padrão específico de inflamação, envolve neutrófilos, macrófagos e linfócitos, células que liberam mediadores inflamatórios e interagem com células estruturais nas vias aéreas e no parênquima pulmonar.
A história familiar desse paciente não pode ser considerada fator de risco importante para a presença de DAC significativa.
Nesse caso, o uso de nitrato por via sublingual, no momento das crises, previne a evolução para o infarto do miocárdio e reduz a possibilidade de mortalidade.
De posse dessas informações, torna-se possível estimar a probabilidade de existência de doença arterial coronária (DAC) significativa mesmo antes de outro exame complementar.
Nessa situação, o método mais indicado é o ecocardiograma convencional, visando especialmente à confirmação diagnóstica, à determinação prognóstica e à definição de conduta terapêutica.
São considerados fatores de risco para tromboembolismo venoso: mobilidade reduzida, idade acima de 55 anos, varizes, insuficiência venosa crônica, obesidade, câncer, trombofilias hereditárias e adquiridas.
Na lombalgia mecânica comum, a dor intensa e aguda, na maioria dos casos, ocorre durante as primeiras horas do dia, sem relação com o movimento corporal, com irradiação para o membro inferior e com melhora ao decúbito, e, ao exame físico, a manobra de Lasègue é positiva
Tosse crônica, rouquidão e pigarro podem ser considerados manifestações atípicas relacionadas com o refluxo gastresofágico
A prática de exercícios físicos aeróbios pela paciente promoverá redução dos níveis plasmáticos de triglicerídeos, aumento dos níveis de HDL-colesterol, redução das cifras tensionais e melhora da resistência à insulina.
A metformina deve ser evitada, nesse caso, não apenas por estimular a produção endógena de insulina pelas células beta do pâncreas, o que leva a uma ação deletéria em células beta, mas também pelo risco potencial de ganho de peso e risco de hipoglicemia.
O excesso de peso da paciente associado ao acúmulo de gordura na região abdominal está relacionado a maior risco de doença aterosclerótica.
Caso um paciente apresente, após o uso de dipirona, lesões cutâneas eritematosas e edematosas, agrupadas, lenticulares, associadas a prurido intenso e acompanhadas de hipotensão arterial sistêmica, sibilância e cianose, a primeira conduta médica deve ser a administração de corticoide por via sistêmica para a resolução imediata do quadro.