Questões de Concurso Público MEC 2011 para Arquiteto de Sistemas
Foram encontradas 11 questões
Int, byte, double e char são alguns tipos primitivos de variáveis suportadas pelo Java. As linhas abaixo declaram, corretamente, var1, var2 e var3 como sendo do tipo int.
int var1;
int var2;
int var3;
Outra forma também correta para a mesma declaração seria a que se segue int var1, var2, var3;
Considerando que as linhas abaixo tenham sido extraídas de um programa Java, é correto afirmar que as linhas 10 e 20 declaram as variáveis Jdbcd e Jurl; a linha 30 carrega a classe do MySql e, na linha 40, o método GetConnection recebe da classe DriverManager a URL com usuário e senha para conexão ao banco de dados bd.
10 static final string xpto = “com.mysql.jdbc.driver";
20 static final string xyz = “jdbc:mysql://localhost/bd";
30 Class.Forname (xyz);
40 Conn = DriverManager.GetConnection (xpto, “usuario", “senha")
AWT é um conjunto de componentes GUI, integrante da arquitetura JEE6, constante no pacote java.awt, desenvolvidas para substituir as GUIs do SWING.
Applets Java são interfaces gráficas com o usuário em que é possível se fazer a inserção de componentes GUI que podem ser incorporados a páginas HTML.
JSF é uma tecnologia que incorpora características MVC para arquitetura web, separando visualização (view) e regras de negócio (modelo). Desse modo, a JSF estabelece padrão para a construção de interfaces de usuário do lado do servidor.
O Jboss Seam é um framework compatível com AJAX, EJB3, JSF, Portlets Java e gerenciamento de processos de negócios.
Pacotes RMI pertencentes ao java.rmi permitem visualizar dados entre redes, uma vez que possibilitam que objetos Java se comuniquem, mesmo quando executados em JVM distintas, pela chamada de métodos remotos.
A JSP possui quatro componentes: chaves diretivas, ações, elementos de script e bibliotecas de tags. As ações são mensagens para o contêiner de JSP e os elementos de script permitem aos navegadores inserir códigos Java que interajam com os componentes JSP.
A JSP permite que se trabalhe com objetos implícitos e assim se obtenham capacidades de servlet em seu contexto. Um exemplo de objeto implícito é o application do javax.servlet.ServletContext, que representa o contêiner em que o JSP é executado.
A JSP é uma extensão da tecnologia dos servlets que permite simplificar o processo de criação de páginas, separando a apresentação do conteúdo.
A tecnologia EJB (Enterprise JavaBeans), arquitetura de componentes do lado do servidor, permite o desenvolvimento rápido e simplificado de aplicações transacionais, seguras e portáteis, baseadas na tecnologia Java. Seu objetivo é facilitar o trabalho do desenvolvedor para que ele não tenha de se preocupar com aspectos de infraestrutura.