Questões de Concurso Público MEC 2011 para Arquiteto de Sistemas
Foram encontradas 18 questões
De acordo com a e-ping, todos os sistemas necessitam ter capacidade de se comunicar diretamente em XML, pois essa linguagem permite armazenar dados utilizando elementos, tags e atributos.
A arquitetura orientada a serviço constitui um modelo arquitetônico que visa aumentar a agilidade e melhorar a relação custo/benefício de uma organização com referência à implantação de sistemas interoperáveis. Esse modelo tem como princípio a disponibilização de unidades lógicas de solução, em que a orientação a serviços tem sido aplicada de forma significativa.
Web service é uma solução lógica que oferece a possibilidade de recuperar informações remotamente por meio de cloud computing. Esse serviço utiliza a definição WSDL em um ou mais XML Schemas, que são armazenados na UDDI.
Um web service pode ser desenvolvido, também, com o uso de REST, que utiliza o protocolo HTTP para comunicação entre emissor e destinatário, e o SOAP, para encapsular as mensagens trafegadas.
Referenciada na e-ping, a XSLT é uma linguagem que transforma documentos XML em outros documentos XML, o que permite o intercâmbio de informações e a interoperabilidade entre sistemas.
As etapas do processo de acessibilidade a um sítio, preconizadas pela E-MAG, incluem a verificação da necessidade de acessibilidade, a validação e promoção de acessibilidade e a garantia contínua da acessibilidade.
Sistemas de gerenciamento de conteúdo, quando desenvolvidos com ferramentas livres, não mostram conteúdos diferentes, independentemente de o usuário estar ou não autenticado, pois isso feriria o princípio da arquitetura web e das liberdades preconizadas para esse tipo de software.
Em relação ao uso, a E-MAG identifica quatro situações principais relacionadas ao acesso a computador por parte de usuários portadores de necessidades especiais: acesso ao computador sem teclado, sem mouse, sem monitor e sem áudio.
Web service é um exemplo de arquitetura orientada a serviços que, de acordo com suas características, está mais bem adequada à arquitetura cliente/servidor do que à monolítica.
A arquitetura cliente/servidor enseja o desenvolvimento de um sistema com, no máximo, duas camadas, quais sejam, cliente e servidor.
O padrão Singleton garante que uma classe tenha somente uma instância, fornecendo, assim, um ponto global de acesso a essa instância.
O padrão Facade assemelha-se ao Mediator no aspecto em que este abstrai um subsistema de objetos a fim de fornecer uma interface encapsulada na forma como um conjunto de objetos interage entre si.
O padrão Prototype pode ser usado no desenvolvimento de programas escritos com a linguagem PHP 5.0, atuando como padrão estrutural que permite construir tanto classes quanto objetos.
Os padrões de projeto são úteis tanto na fase de planejamento da arquitetura quanto na de desenvolvimento e codificação.
O padrão Abstract Factory é corretamente aplicável, quando necessário, para fornecer uma biblioteca de classes e não revelar suas interfaces.
A abordagem MVC pode ser utilizada como arquitetura de sistemas desenvolvidos em linguagem Delphi. Essa abordagem é composta de três objetos: modelo — o objeto da aplicação —; a visão — a apresentação na tela —; e o controlador — define a maneira como a interface do usuário reage às suas entradas.
Portlets são componentes de portais corporativos que oferecem conteúdo, colaboração e também informações transacionais.
Procedimentos e funções podem receber parâmetros, sendo mais comum a passagem de parâmetros às funções que permitem recuperar o retorno (resultado) após a execução de sua chamada.