Questões de Concurso Público MEC 2011 para Gerente de Telecomunicações
Foram encontradas 64 questões
A tecnologia frame relay, embora com capacidade de transmissão em alta velocidade, não é adequada para uso em WANs.
Nas WANs, as linhas de transmissão podem utilizar fios metálicos e fibras ópticas, entre outros meios.
O protocolo PPP pode ser usado nas conexões em uma rede WAN.
Acerca desse projeto e a respeito de cabeamento estruturado, em geral, julgue o item seguinte.
Caso a interconexão de alguns concentradores da referida rede requeira cabos com comprimento superior a 500 m, será recomendável a utilização de fibras ópticas em vez de cabos do tipo UTP, inadequados para essa interconexão.
Acerca desse projeto e a respeito de cabeamento estruturado, em geral, julgue o item seguinte.
Cabos do tipo UTP de categoria 5 constituem meio de transmissão capaz de suportar taxas de transmissão de até 10 Gbps.
Acerca desse projeto e a respeito de cabeamento estruturado, em geral, julgue o item seguinte.
Os painéis de conexão (patch panel) facilitam a identificação dos pontos de rede e podem ser utilizados como intermediários entre os computadores e um concentrador de rede, como, por exemplo, um switch.
Acerca desse projeto e a respeito de cabeamento estruturado, em geral, julgue o item seguinte.
Considere que, nos edifícios do projeto em questão, não exista tubulação específica para o cabeamento da rede de dados e que o cabeamento de energia elétrica instalado não possua blindagem. Nessas condições, para reduzir custos, é adequado instalar, na tubulação em que esteja o cabeamento elétrico dos edifícios, pares trançados de categoria 5, sem blindagem, uma vez que a corrente alternada nos cabos de energia elétrica certamente não causará interferência relevante na transmissão de dados.
Na arquitetura do tipo ad hoc, os computadores da rede deverão estar, necessariamente, conectados a um access point para que seja possível o envio de dados entre eles.
O padrão IEEE 802.11g, para rede local sem fio, especifica uma técnica de transmissão que opera em 2,4 GHz.
Em uma organização onde exista uma rede sem fio no padrão IEEE 802.11a, com velocidade máxima de 11 Mbps, caso seja necessário adaptar a rede para operar com transmissões superiores a 110 Mbps, a fim de atender demandas de acesso a aplicações contendo vídeos e arquivos com grandes volumes de dados, essa nova demanda poderá ser atendida com a troca dos equipamentos de rede atuais por equipamentos que utilizem o padrão IEEE 802.11n.
Um sistema de telefonia sem fio que opere em 2,4 GHz e uma rede sem fio no padrão IEEE 802.11b não sofrem interferência mútua, pois esse tipo de rede não opera em 2,4 GHz.
As redes sem fio no padrão IEEE 802.11 não utilizam detecção de colisão, mas possuem recursos para evitá-la, como o de detectar se o canal de transmissão está ocioso para, só então, realizar a transmissão.
Os acess points que concentram as conexões dos terminais de usuários de uma rede sem fio não transmitem o SSID por broadcast.
O protocolo H.323, com controle de admissão e codecs, é uma alternativa ao SIP utilizada em audioconferências e videoconferências.
O RTP (real-time transport protocol) tem capacidade para transportar dados de um serviço VoIP sobre o protocolo UDP (user datagram protocol).
O SIP (session initiation protocol), que provê mecanismos para suporte de tráfego de voz, necessita de outros protocolos para estabelecer e encerrar chamadas em uma rede IP.
O modem ADSL tem a função de converter o fluxo de bits entregue por um dispositivo (um computador, por exemplo) a ele conectado em um sinal com características apropriadas para trafegar pela linha telefônica, juntamente com um eventual sinal de voz de uma ligação telefônica.
O serviço ADSL opera basicamente com dados que são enviados e recebidos por meio de um computador, e, para isso, necessita utilizar um ou mais protocolos para transportar os dados através da rede telefônica; um deles é o protocolo IPX (internetwork packet exchange) que é orientado a conexão.
A primeira geração do ADSL permite acessos com velocidades de download de até 50 Mbps, quando são usadas linhas telefônicas de qualidade, com comprimento máximo de 2 km; para velocidades superiores a essa, é necessário o uso do padrão ADSL2.
O padrão ADSL2+ apresenta como vantagem a possibilidade de preservação do investimento, pois pode operar na mesma infraestrutura física instalada para uso dos padrões ADSL e ADSL2.