Questões de Concurso Público TJ-ES 2011 para Analista Judiciário - Economia, Específicos
Foram encontradas 45 questões
Os chamados critérios abaixo da linha e acima da linha constituem duas formas de apuração dos resultados primário e nominal. No primeiro caso, o desempenho fiscal do governo é apurado por intermédio do cálculo de variação do endividamento líquido em determinado período. Utilizando-se o critério acima da linha, apura-se o desempenho fiscal do governo mediante a apuração dos fluxos de receitas e despesas orçamentárias em determinado período.
Por terem representado, no passado, déficits não contabilizados, os passivos contingentes correspondem, atualmente, a dívidas não reconhecidas pelo governo brasileiro.
As necessidades de financiamento do setor público correspondem ao montante de recursos que o setor público não financeiro deve captar junto ao setor financeiro interno e(ou) externo, além de suas receitas fiscais, para custear os seus dispêndios.
A política da concorrência não se inclui entre os temas em negociação na Rodada Doha.
Diferentemente da aplicação de medida antidumping , a de salvaguarda prescinde de determinação de causalidade.
O princípio de tratamento nacional constante do Acordo Geral sobre o Comércio de Serviços e do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio proíbe a adoção de qualquer medida discriminatória entre bens, serviços e (ou) prestadores de serviços estrangeiros e bens, serviços e (ou) prestadores de serviços nacionais.
O artigo do Acordo Geral sobre o Comércio de Serviços relativo ao princípio da nação mais favorecida faz referência a um anexo no qual constam as exceções ao referido princípio que foram negociadas para cada país durante a negociação do acordo.
A categoria de subsídios irrecorríveis instituída no Acordo de Subsídios e Medidas Compensatórias deixou de vigorar a partir do ano 2000.
Conforme o disposto no Acordo sobre Medidas de Investimento Relacionadas ao Comércio, proíbe-se a adoção pelos governos de qualquer medida estabelecendo a exigência de conteúdo local para a compra de bens e serviços.
A política monetária torna-se mais eficaz à medida que a elasticidade da demanda de moeda em relação à taxa de juros aumenta, pois se eleva a propensão para a manutenção de encaixes monetários com fins especulativos.
A curva IS como um todo é deslocada tanto por variáveis exógenas quanto por variáveis induzidas pela variação de renda.
A elasticidade da demanda de moeda em relação à taxa de juros é um dos fatores que determinam a inclinação da curva LM.
O aumento dos gastos do governo resulta em aumento de renda equivalente ao resultado da multiplicação do aumento de gasto pelo multiplicador keynesiano, o que provoca o deslocamento da curva IS para a direita.
O prêmio do risco corresponde ao valor que o consumidor necessita receber para aceitar assumir níveis de risco mais elevados
A utilidade esperada de renda incerta de 15 unidades monetárias, com utilidade de 7 e probabilidade de 0,7, e de um emprego com renda de 35 unidades monetárias, com utilidade de 12 e probabilidade de 0,3, equivale a 8,5.
A inclinação da linha do orçamento é também denominada de preço de risco, pois indica o quanto de risco extra um investidor deverá correr para desfrutar de um retorno esperado mais elevado.
A utilidade marginal da renda de um consumidor avesso ao risco diminui à medida que a renda aumenta.
Somente depois de alcançar um nível de renda mínimo que lhe permita sobreviver, um consumidor é considerado neutro em face do risco, ou seja, indiferente a acontecimentos certos ou incertos com a mesma renda esperada.
Caso a elasticidade da demanda por moeda em relação à taxa de juros seja infinita, um aumento da renda somente será alcançado por meio de uma política fiscal expansionista.
De acordo com a teoria da preferência pela liquidez, a taxa de juros se ajusta para equilibrar a oferta e a demanda por moeda.