Questões de Concurso Público Banco da Amazônia 2012 para Técnico Científico - Engenharia Ambiental
Foram encontradas 70 questões
Em se tratando de informações estruturadas em TIN (triangular irregular network), quanto mais próximo de equiláteras forem as faces do triângulo, maior será a exatidão com que se poderá descrever a superfície.
Os SIGs são ferramentas com capacidade para capturar, armazenar e processar imagens estruturadas em uma lógica de modelo numérico de terreno (MNT), não tendo sido projetados para lidar com informações vetoriais, funcionalidade típica de ferramentas CAD (computer-aided design).
O sistema de projeção UTM (universal transversa de Mercator) divide a Terra em 60 zonas, que mudam a cada seis graus de arco de latitude.
O SIRGAS 2000 (Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas), adotado pelo Brasil como seu sistema geodésico de referência oficial, irá substituir o SAD69 (South American Datum 1969) e outros sistemas nos próximos anos.
Em comparação com um sistema imageador geossíncrono, o sensor a bordo de satélite polar produz imagens em faixas mais estreitas da Terra. Isso ocorre, entre outros motivos, porque orbita em menor altitude. Esse tipo de sistema possibilita recobrir toda a Terra em várias passagens, o que não é possível com um satélite geossíncrono.
O imageamento por meio de radar, seja este aerotransportado ou orbital, constitui um sistema ativo de detecção.
O fator que caracteriza um sensor com maior resolução radiométrica é a sua capacidade de gerar imagens com grande número de bandas espectrais, de forma que define um sensor multiespectral.
Como possuem sensores na faixa do infravermelho termal e não sofrem interferência da cobertura de nuvens na detecção dos focos de calor, os satélites NOAA, utilizados no Brasil para o monitoramento de queimadas, detectam a maioria dos incêndios.
O índice normalizado de diferenças na vegetação (NDVI) é obtido pelo processamento de bandas espectrais nas faixas do verde e do infravermelho.
Entre os vários ecossistemas marinhos brasileiros, destacam-se as áreas de ressurgência oceânica, caracterizadas pela presença de águas frias e ricas em nutrientes, que emergem até as camadas mais superficiais junto à costa, o que favorece a alta produção primária.
Nos ecossistemas florestais nas regiões tropicais, a exemplo do que ocorre nas formações amazônicas, o maior fluxo energético é direcionado à cadeia de detritos, sendo apenas uma pequena parte direcionada à cadeia de pastoreio.
Dadas as características das cadeias alimentares nos rios situados em áreas de florestas preservadas, a matéria orgânica alóctone é relativamente mais importante nas nascentes que em trechos a jusante.
Ao longo da cadeia alimentar, que vai dos produtores primários até os consumidores do topo dessa cadeia, ocorre uma diminuição progressiva na quantidade de energia que flui pelos níveis tróficos, razão por que a biomassa sempre decresce ao longo da cadeia.
Durante a sucessão ecológica autogênica, a razão entre a produção primária bruta e a respiração da comunidade é maior que 1,0 nos estádios intermediários e tende a 1,0 no clímax.
Se comparados aos estádios iniciais da sucessão ecológica, os estádios mais avançados apresentam menores índices de Shannon, visto que se caracterizam por maior riqueza e maior uniformidade de espécies.
Os valores elevados de precipitação na região amazônica, nas proximidades da cordilheira dos Andes, são atribuídos, entre outros fatores, à ascensão orográfica da umidade transportada pelos ventos alíseos de leste.
Na região amazônica, a convecção atmosférica desempenha papel importante na determinação das condições meteorológicas e climáticas locais, sendo uma das responsáveis pelas variações espaciais nos totais e nas intensidades de precipitação.
Os maiores valores totais de radiação solar que atingem a superfície na região da Amazônia Central ocorrem nos meses de setembro e outubro; os menores, no período de fevereiro a junho.
De acordo com a equação ou fórmula universal de perda do solo, a taxa de erosão de uma bacia hidrográfica é o resultado da interação entre a erodibilidade do solo e a erosividade da chuva, e de fatores característicos da topografia e do uso e conservação do solo.
As precipitações denominadas orográficas derivam de águas evapotranspiradas na própria bacia hidrográfica onde essas precipitações ocorrem.