Questões de Concurso Público MPO 2012 para Analista de Infraestrutura - Área V
Foram encontradas 17 questões
Os drenos toupeira são mais eficientes e possuem vida útil mais longa quando implantados em solos argilosos e turfosos.
Em sistemas de drenagem, a vazão através do solo é calculada dividindo-se o fluxo de água pela área transversal da seção.
Terras que apresentem um número considerável de pequenas deficiências são consideradas inadequadas em qualquer classe de terra arável.
No planejamento de projetos de irrigação, para se evitar a superestimação do projeto, é fundamental que se determine a quantidade diária ou, no máximo, semanal de água necessária.
A análise de pré-viabilidade de um empreendimento é embasada no índice de lucratividade, obtido de forma simples e rápida a partir de dados do próprio projeto.
O adensamento mecânico é empregado com o objetivo de aumentar o volume de lodo gerado e, consequentemente, reduzir os custos com transporte.
O preço unitário de venda de uma obra pode ser calculado aplicando-se o BDI (bonificações e despesas indiretas) ao custo unitário direto do serviço.
Os juros do capital investido na aquisição de um equipamento podem ser calculados pelo método do fundo de reserva.
De acordo com a natureza da água, as adutoras são classificadas em livre, forçada e mista.
No dimensionamento da rede coletora de esgoto, o coeficiente de retorno equivale à relação volumétrica entre o esgoto recolhido e o consumo de água.
A insolação e o período de detenção são alguns dos parâmetros utilizados para o dimensionamento de lagoas de estabilização.
No dimensionamento de reservatórios de acumulação, para se calcular o tempo de sedimentação dos sólidos em suspensão, utiliza-se o método Rippl.
Deve-se utilizar o método racional para se determinar a vazão máxima de projeto referente a bacias de extensão superficial média.
A urbanização das encostas de uma bacia hidrográfica tende a aumentar o tempo de concentração da bacia.
Os estudos básicos de uma bacia hidrográfica limitam-se à análise das condições meteorológicas da bacia e das áreas que a circundam.
A presença de vegetação na superfície do solo, embora dificulte o escoamento superficial, não minimiza a ocorrência de erosões.
O controle de erosão do solo constitui medida que contribui para a redução dos impactos das inundações.