Questões de Concurso Público Polícia Federal 2012 para Agente da Polícia Federal
Foram encontradas 9 questões
O domínio do conhecimento mostra-se fundamental para a produção de riquezas e, ao impulsionar constantes inovações tecnológicas, amplia a capacidade produtiva e ajuda a promover a ampliação dos mercados consumidores, em meio a um contexto de acirrada competição em escala global.
A fragilidade do sistema educacional brasileiro, realidade confirmada por sucessivos testes de avaliação interna e externa, impede que o país seja considerado emergente no cenário econômico mundial contemporâneo, apesar do reconhecimento geral de suas inegáveis potencialidades.
Apesar da privatização ocorrida na área das telecomunicações e dos inegáveis avanços verificados no setor, o número de linhas de telefonia móvel no Brasil é insuficiente, se considerada a demanda apresentada pelo mercado consumidor brasileiro, e muito inferior ao de linhas fixas.
Tal como o Brasil, a China não possui tecnologia que lhe permita produzir semicondutores, uma das razões pelas quais sua atuação no mercado mundial, embora relativamente expressiva, está bem aquém do esperado, atrás de Índia e Rússia.
Embora ocupe uma posição pouco relevante na pauta das exportações do país, o agronegócio brasileiro demonstra tendência de crescimento, e seu bom desempenho reflete a influência positiva exercida no setor pela EMBRAPA, sinônimo de elevado padrão de pesquisa científica na agropecuária.
A Colômbia, país que sediou a Cúpula das Américas em 2012, permanece em guerra civil, e o Estado vai sendo derrotado pelo conluio entre narcotraficantes, milícias e guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, as FARCs, cada vez mais poderosas.
O montante de recursos movimentado pelo tráfico de drogas ilícitas em escala global faz dessa atividade um dos principais sustentáculos do crime organizado mundial e cria um poder econômico difícil de ser enfrentado por muitos Estados nacionais.
O governante citado no texto sugere que erradicar a produção, interditar o tráfico e criminalizar o consumo são decisões que, integrando a estratégia de guerra contra as drogas comandada por Washington, deram resultados pífios, razão pela qual o tema deveria ser discutido em profundidade na Cúpula das Américas.
Zedillo, do México, Gaviria, da Colômbia, e Fernando Henrique Cardoso, do Brasil, são ex-presidentes latino-americanos que se engajaram no exame do tema das drogas e assumem posição crítica em relação a uma política de combate às drogas que obtém parcos resultados e cujo custo em vidas humanas é altíssimo.