Questões de Concurso Público STJ 2012 para Analista Judiciário - Psicologia

Foram encontradas 48 questões

Q241512 Psicologia
O transtorno ciclotímico caracteriza-se pela ocorrência de períodos de hipomania alternados com períodos de mania.
Alternativas
Q241513 Psicologia
A ciclotimia consiste em um transtorno do humor bipolar cujos sintomas incluem fortes surtos de hipomania e quadros depressivos leves.
Alternativas
Q241514 Psicologia
Pacientes com transtorno bipolar do tipo II apresentam pelo menos um episódio de mania e um de depressão.
Alternativas
Q241515 Psicologia
Alucinações e delírios são sintomas psicóticos incompatíveis com a sintomatologia dos transtornos do humor.
Alternativas
Q241516 Psicologia
Em um episódio misto de bipolaridade, ocorrem, quase todos os dias, sintomas de episódios maníacos e de episódios depressivos, como rebaixamento da necessidade de dormir, alegria e pensamentos suicidas.
Alternativas
Q241517 Psicologia
A psicoterapia enfatizará a modificação tanto de pensamentos disfuncionais — para se reduzirem os sintomas depressivos — quanto de crenças — para se prevenirem recaídas.
Alternativas
Q241518 Psicologia
O psicólogo deve familiarizar o paciente com aspectos teóricos e práticos da abordagem adotada, pois esse passo é um componente essencial do processo terapêutico.
Alternativas
Q241519 Psicologia
A terapia cognitivo-comportamental da depressão opõe-se ao uso de técnicas advindas dos princípios estabelecidos nos condicionamentos clássico e operante.
Alternativas
Q241520 Psicologia
O tratamento psicológico demanda a identificação do gatilho biológico desencadeador dos sintomas apresentados pelo paciente, a fim de que o controle adequado de estímulos seja iniciado no processo terapêutico.
Alternativas
Q241521 Psicologia
As características comportamentais e cognitivas da depressão são substancialmente diferentes das características de tristeza de um indivíduo normal, seja sob o ponto de vista somatogênico, seja sob o enfoque ambientalista.
Alternativas
Q241522 Psicologia
Os sintomas apresentados pelo paciente em questão podem manifestar-se em decorrência de outras doenças físicas ou mentais, ou, ainda, em resposta ao uso de determinadas substâncias medicamentosas.
Alternativas
Q241523 Psicologia
O inventário de ansiedade traço-estado (IDATE), proposto por Spielberger, avalia as características de ansiedade relativamente estáveis de um organismo, deixando de mostrar variações situacionais e transitórias, decorrentes de mudanças ambientais
Alternativas
Q241524 Psicologia
A existência de um transtorno de ansiedade pode aumentar em até quatro vezes o risco de dependência de álcool ou de outras drogas.
Alternativas
Q241525 Psicologia
A maioria dos portadores de transtorno de ansiedade é também acometida de transtornos depressivos.
Alternativas
Q241526 Psicologia
No atendimento ao paciente adicto, qualidades do terapeuta como afeto, amizade, aceitação sem julgamento e empatia são variáveis irrelevantes para o processo de adesão ao tratamento, que depende estritamente da orientação teórica e adequação técnica adotada pelo terapeuta.
Alternativas
Q241527 Psicologia
A avaliação do comportamento alcoolista inclui a investigação de gatilhos ou desencadeadores situacionais, emocionais e químicos
Alternativas
Q241528 Psicologia
A seleção dos dependentes químicos que ingressarão em um grupo terapêutico deve contemplar apenas pacientes que façam uso de uma mesma substância e que estejam comprometidos com o mesmo objetivo, seja de abstinência total, seja de redução de danos.
Alternativas
Q241529 Psicologia
A título de motivação é adequado incluir, em um mesmo grupo terapêutico, pacientes que busquem tratamento voluntariamente e pacientes que busquem o tratamento obrigados por motivos judiciais, profissionais ou familiares.
Alternativas
Q241530 Psicologia
A recaída, tanto em relação ao uso de tabaco quanto ao de álcool ou cocaína, é um processo que acontece de forma sinalizada e gradual. Assim sendo, o paciente pode ser treinado a reconhecer os sinais e implementar estratégias de escolha e de solução de problemas, de modo a interromper o curso do processo.
Alternativas
Q241531 Psicologia
Para o tratamento do abuso de substâncias, vários métodos e abordagens podem ser eficazes, variando em razão da pessoa, de suas necessidades individuais e do momento que ela está vivendo.
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: E
4: E
5: C
6: C
7: C
8: E
9: E
10: E
11: C
12: E
13: C
14: C
15: E
16: C
17: E
18: E
19: C
20: C